O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar segurados que tiveram seus benefícios revisados, com base na Lei 8.212/91. A novidade é que agora as cartas enviadas também estão disponíveis em versão digital no aplicativo dos Correios.
O INSS informa que em todo o país, 1,7 milhão de beneficiários serão notificados por meio de carta de cumprimento de exigência. Os beneficiários deverão estar atentos, pois terão 60 dias para enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo aplicativo Meu INSS. O segurado notificado que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega no prazo, poderá ter o benefício suspenso e bloqueado.
Diante da atual situação, o INSS firmou parceria inédita com os Correios para disponibilizar a carta de exigência também de forma online no aplicativo dos Correios, por meio do ‘Entrega Digital’.
Mais de 1,7 milhões de correspondências serão enviadas aos endereços dos cidadãos que necessitem atualizar ou complementar alguma documentação junto ao INSS. Este público também já consegue visualizar essa correspondência no aplicativo dos Correios, na sessão ‘Minhas Mensagens’.
Essa alternativa multicanal permite aos destinatários terem acesso às correspondências mesmo diante de situações que impossibilitam a entrega da carta física, como, por exemplo, um endereço desatualizado.
Para o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a parceria deve estreitar a comunicação com o público-alvo do instituto e, assim, agilizar a regularização e concessão de benefícios. “Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade a documentação requisitada na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão, combatendo possíveis fraudes e identificando pagamentos indevidos”.
Como acessar a carta digital
Para acessar a notificação digital enviada pelo INSS, basta baixar o aplicativo Correios no smartphone e fazer um breve cadastro, utilizando o CPF. A tela principal traz vários serviços como “Rastreamento de Objetos” e ‘Busca Agência’.
Em ‘Minhas Mensagens’, o usuário acessa a sua caixa pessoal de correspondências, onde poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação. Essa funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema iOS.
Em caso de dúvidas, o INSS disponibiliza o telefone 135.
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