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Beneficiários do auxílio emergencial serão informados via whatsapp

A Caixa Econômica Federal (CEF) passará a enviar informações para os beneficiários do auxílio emergencial por meio de uma conta oficial e verificada no WhatsApp. O canal será utilizado para informar os beneficiários sobre a disponibilidade da assistência e liberação para saque em dinheiro, entre outros. As mensagens enviadas terão caráter informativo e impessoal, contendo, por exemplo, a data dos calendários de crédito e saque do benefício.
As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número 0800 – 726.0207, o ‘Caixa Cidadão’. Apenas os beneficiários com o celular cadastrado no Caixa Tem receberão as mensagens. O envio será feito de maneira escalonada e somente após a aceitação dos beneficiários para receber as informações por meio deste canal. O conteúdo será enviado regularmente aos que aceitarem o serviço, segundo informou a CEF.
A Caixa ressalta que nenhum dado pessoal ou senha será solicitado por meio deste canal e que mantém uma página exclusiva www.caixa.gov.br/seguranca com informações sobre os principais tipos de golpes e fraudes referentes ao sistema financeiro, além de orientações sobre como os beneficiários devem proceder caso, eventualmente, sejam vítimas de um deles.
Eis algumas dicas de cuidados que devem ser tomados:

• Verifique o selo de autenticidade do canal da Caixa no WhatsApp;
• Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela Caixa;
• Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;
• A Caixa não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;
• Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;
• A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;
• Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;
• A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
• Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela Caixa. Sempre verifique se o perfil é oficial, entre outras dicas.

A parceria entre Caixa e WhatsApp prevê o envio de 500 milhões de mensagens e não haverá qualquer custo para o beneficiário.

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