DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Arte e tecnologia em eventos nos CEU’s Campo Limpo e Casablanca

Viajar pelas esculturas e monumentos dos mais importantes museus do mundo sem sair do lugar ou entender, na prática, o que é a Internet das Coisas (IoT), sua importância e suas funcionalidades, essas são, respectivamente, as propostas do CulturAR e do Art Tech, eventos gratuitos abertos ao público nos CEU’s (Centros Educacionais Unificados) Casablanca e Campo Limpo até junho.

Ambas as iniciativas foram viabilizadas a partir do Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), cujo objetivo é incentivar projetos culturais e artísticos por meio de renúncia fiscal.

Quem visitar o CulturAR, no CEU Casablanca, terá a experiência de apreciar obras de renomados museus do mundo através da realidade aumentada, entre as quais os quadros “O Nascimento de Vênus” (Sandro Boticelli), “Operários” (Tarsila do Amaral), “O Lavrador de Café” (Cândido Portinari) e “Mona Lisa” (Leonardo da Vinci), monumentos como a Pirâmide de Giza e Coliseu e objetos como Busto Nefertiti e Vasos Gregos.

Além dessas obras, a realidade virtual também levará os visitantes para a pré-História a partir de um vídeo super realístico sobre o dinossauro aquático Rhomaleosaurus. Os espectadores realizarão a experiência acessando os QRs Codes disponíveis nos totens e poderão utilizar os celulares oferecidos pelo evento ou seus próprios equipamentos pessoais.

SOBRE O ART TECH

Concomitantemente, o CEU Campo Limpo recebe o Art Tech, cujo foco é a Internet das Coisas (IoT). Durante a visitação, o espectador é convidado a ingressar em uma cabine de projeção para experimentar todas as funcionalidades de uma casa inteligente, tais como comandos por voz, eletrodomésticos conectados, ajustes automáticos de ambientes e outras possibilidades existentes.

A cabine comporta até dez pessoas por vez num espaço que tem 3,50 metros de diâmetro. Uma vez na cabine, é possível conferir, por meio de uma planta baixa que permite a visualização em qualquer ângulo que a pessoa esteja, os benefícios e curiosidades da Internet das Coisas, tudo apresentado por um personagem virtual.

Cada evento ficará em cartaz por três meses em cada um dos CEU’s, totalizando seis meses de experiências gratuitas. O horário de visitação dos eventos é de terça-feira a sábado, das 9h às 16h.

O CulturAR está no CEU Casablanca Professor Solon Borges dos Reis e o endereço é rua João Damasceno, 85, bairro Vila das Belezas. Telefone (11) 5519-5201.

O Art Tech está no CEU Campo Limpo e o endereço é avenida Carlos Lacerda, 678, bairro Pirajussara. Telefone (11) 5843-4800.

Comente Aqui