DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Alunos do Colégio Humboldt realizam os “ritos de passagem”

Todo ano, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada na região de Interlagos, promove os “ritos de passagem”, programação especial para as turmas que estão encerrando cada nível educacional, realizada nos meses de novembro e dezembro.

São momentos para que os jovens fechem ciclos e deixem suas marcas no colégio com encontros, atividades com tinta, produção artesanal de adereço típico de início das aulas na Alemanha e oportunidades de esclarecimento de dúvidas.

No dia 8 de dezembro, as crianças do Jardim II que saem da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental I, tiveram um encontro marcado para simbolizar esta passagem. Nesta data, pais e filhos confeccionaram, em conjunto, o “Cone de Açúcar”, que tem como finalidade simbólica adoçar a vida escolar do aluno.

Seguindo a tradição alemã, os pequenos que ingressam no 1º Ano do Ensino Fundamental recebem de seus pais no primeiro dia de aula, em janeiro, o “Zuckertüte” (“Cone de Açúcar” em alemão), um cone grande, recheado com doces, frutas, lembrancinhas e pequenos objetos de uso escolar, como borracha, apontador, lápis e régua, entre outros.

No dia 6 de dezembro, as crianças da Educação Infantil participaram de um momento especial de preparação para o Natal, chamado advento. “Dentre as comemorações deste período, lembramos da história do bispo de Myra (Ásia Menor), no início do século IV, quando Nicolau ajudava pessoas menos favorecidas em sua cidade, arrecadando e distribuindo alimentos, como nozes e frutas secas”, conta Camila Nardi, orientadora e coordenadora interina da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Humboldt. Neste dia especial para os alunos, Nicolau também compareceu, de forma simbólica, representado por guloseimas deixadas nos sapatos dos estudantes.

Uma troca de vivências foi feita no último dia 29, entre os alunos do 1º ano com os do 12º ano (equivalente ao 3º ano do Ensino Médio), em que fizeram em conjunto uma pintura em um muro da escola sobre a história da reunificação da Alemanha, celebrada em 3 de outubro. No dia 13 de dezembro, estudantes do 5º ano fizeram uma apresentação musical, intitulada “Planeta Água”. Este é um evento organizado pelos professores tutores, pela professora de música e coral e pelas coordenações. A apresentação funciona também como evento de encerramento de ciclo e passagem para o 6º ano.

Talita Marcilia, coordenadora do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, explica que a estrutura do “Rito de Passagem” para o 9º ano gira em tornos das produções dos estudantes, com Ted Talks pensados para discutir aspirações para o futuro, que servem como fio condutor de trabalho ao longo do ano, em que as professoras vão questionando o que eles gostam de fazer e quais são suas paixões, associando isso com as escolhas que eles têm de fazer, como nas matérias eletivas do Ensino Médio e para carreira e profissão.

“É um momento simbólico para marcar um acontecimento na vida da pessoa e fazemos uma reflexão sobre isso com os alunos, até de outros ritos da sociedade. Nossa sociedade tem esses marcos, que ajudam os estudantes a lidar com essa questão de crescer e com maturidade”, finaliza Talita. 

Comente Aqui