DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Acessibilidade e cidadania da pessoa com deficiência em discussão no Sesc

O Sesc São Paulo realiza em dezembro a Semana Modos de Acessar com atividades em rede nas unidades do estado, compondo uma série de ações com o viés educativo (formativo) acerca dos mecanismos de acessibilidade.

O objetivo é incentivar o protagonismo das pessoas com deficiência, propiciar condições para que a inclusão seja efetiva em todos os aspectos – cultural, esportivo, cidadão e educativo – e fortalecer a ideia de cidadania e direitos para todos. O Sesc traz uma programação com oficinas, cursos, palestras e vivências voltadas para pessoas com e sem deficiência.

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD) é uma data que visa ampliar a inclusão dessas pessoas por meio da percepção da sociedade sobre suas experiências, modos de sentir, de ver, de perceber o mundo e de experimentar a vida.

No Sesc Santo Amaro, duas atividades gratuitas compõem a programação, trazendo a reflexão a respeito da deficiência como característica humana de aproximadamente 10% da população mundial.

Nos dias 3 e 10 de dezembro, às 14h, a aula aberta Esporte Inclusivo ministrada pelos educadores físico-esportivos do Sesc, traz para o ginásio várias modalidades adaptadas, tendo em vista a inclusão. A aula aberta terá duração aproximada de 90 minutos e será na Quadra 2. A classificação é livre.

No dia 7, às 14h, a escritora e educadora, Cristiane Velasco, apresenta a contação de histórias “Avoou: Eu tava lá!”, narrando a partir de sua publicação ilustrada homônima. A apresentação terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), duração aproximada de 60 minutos e será no Espaço de Brincar. A classificação é livre.

O endereço do Sesc é rua Amador Bueno, 505, em Santo Amaro. Unidade com acessibilidade e estacionamento (pago) no local.

Foto: Lúcio Érico

Comente Aqui