DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

ABI contra mudança de nome do Maracanã

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) enviou ao governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, documento em que pede que seja vetado o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que muda para Édson Arantes do Nascimento – Rei Pelé o nome do Estádio do Maracanã, atualmente denominado Jornalista Mário Filho. Eis a íntegra do documento:

“Com espanto, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) tomou conhecimento da aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, de um projeto de lei modificando o nome do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Édson Arantes do Nascimento – Rei Pelé.

Ao mesmo tempo em que a ABI reconhece o mérito de todas as homenagens ao genial Pelé, que encantou o mundo inteiro com a sua arte, é preciso relembrar o importante papel desempenhado pelo jornalista Mário Filho, que recebeu o apelido de “criador das multidões”, para viabilizar a construção e criar todo o simbolismo que, há muitos anos, envolve este estádio, inclusive internacionalmente.

Ao pedir a V. Exª. o veto a este projeto de lei, não nos move um mero espírito corporativo, embora tenhamos que reconhecer a importância indiscutível de Mário Filho para o jornalismo esportivo, no Brasil, bem como sua relevante atuação como escritor com obra precursora do debate atual, com o “O Negro no Futebol Brasileiro”, além de “Histórias do Flamengo” e “Viagem em torno de Pelé”, uma homenagem ao Rei do Futebol, ainda em 1964.

Para a ABI, independentemente de questionamento jurídico quanto à legalidade de homenagear pessoas vivas, o que importa, neste momento, é não permitir mais uma mutilação no Estádio do Maracanã, com a retirada do nome do jornalista Mário Filho.

Certos do atendimento de V. Exª. a este pedido de veto ao projeto de lei”, assina o documento Paulo Jerônimo, presidente da ABI.

Comente Aqui