DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Abertas as inscrições para o Vestibulinho das Etec’s de 2022

Interessados em estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etec’s) podem se inscrever no processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 até as 15 horas do dia 30 de novembro, somente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

A taxa integral de inscrição é de R$ 19,00. Quem solicitou redução de 50% no valor deve aguardar o resultado do pedido, que será divulgado no dia 17 de novembro, para se inscrever.

O Vestibulinho oferece 87.415 vagas para os Ensinos Técnico, Médio Integrado ao Técnico, Médio com ênfase e Especialização Técnica. Esse total inclui 47.070 vagas para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online), destinadas às Etec’s e às classes descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEU’s) e com a Secretaria Estadual da Educação.

A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

Requisitos para inscrição

Para se inscrever no Ensino Médio, em seus diferentes formatos, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou apresentar declaração de conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com certificado de conclusão, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja.

Quem optar pelo Ensino Técnico precisa ter concluído ou estar matriculado no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. Quem concluiu ou estiver concluindo o EJA ou Encceja, assim como quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, deve apresentar a documentação comprobatória conforme especifica a portaria que regulamenta o Vestibulinho.

Para os cursos técnicos de Enfermagem e de Cuidados de Idosos, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos completos até o dia 31 de janeiro de 2022. Para o curso de Cuidados de Idosos, o estudante deve ainda possuir o certificado de Auxiliar de Enfermagem ou ter concluído dois módulos do curso de técnico em Enfermagem.

Interessados nas vagas para Especialização Técnica, formato presencial e online, precisam ter concluído o Ensino Médio e um curso técnico relacionado à especialização pretendida, conforme relação disponível no site. Já para concorrer a uma vaga para a Especialização em Gestão de Projetos (EaD – online) o candidato deve ter concluído um curso técnico ou superior.

Como se inscrever no Vestibulinho

O candidato precisa acessar a plataforma www.vestibulinhoetec.com.br, e cadastrar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para gerar uma senha de segurança e acesso à ficha eletrônica de inscrição.

Após o preenchimento dos dados, é necessário escolher o curso e a escola onde pretende estudar. Para o Ensino Técnico, é possível escolher outro curso ou período como segunda opção, desde que oferecido na mesma unidade em que o candidato vai se inscrever.

Ao término do preenchimento do formulário eletrônico, é necessário enviar os documentos por meio de upload. São aceitos como documento de identificação o RG ou a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE).

É recomendável que o candidato imprima todos os documentos gerados no momento da inscrição, assim como o comprovante de pagamento da taxa, para apresentar em caso de necessidade de comprovação.

A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (ambos disponíveis em vestibulinhoetec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.

Outras informações pelos telefones (11) 3471- 4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800 – 772.2829 (demais localidades) ou pela internet.

Comente Aqui