DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

A boa notícia: 56% dos hospitais paulistas não tem mais pacientes de Covid-19

O governo do Estado de São Paulo anunciou no último dia 17, que um total de 37 hospitais estaduais já não tem mais pacientes de Covid-19. Eles correspondem a 56% das unidades que receberam os pacientes infectados pelo novo coronavírus no decorrer da pandemia.

Com a queda de 92% das internações em São Paulo, estes hospitais já estão sendo direcionadas para atendimentos de outras doenças.

“Temos boas notícias: dos 66 hospitais estaduais utilizados como referência no auge da pandemia, temos apenas 29 hospitais com algum paciente de Covid-19”, destacou o governador João Doria durante o anúncio.

Em razão da queda das internações, mais da metade das unidades hospitalares que estavam dedicadas para a Covid-19 já tiveram o perfil assistencial redefinido. É o caso, por exemplo, do Hospital Heliópolis, Ipiranga, Geral de Carapicuíba e Sapopemba, localizados na Grande São Paulo.

Atualmente, o governo mantém 29 hospitais como referência para atendimento de pacientes com coronavírus, como os hospitais das Clínicas (capital e interior), Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Vila Penteado na capital.

Na maioria destas unidades, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria está em queda, acompanhando os índices do estado. Na capital, o Hospital Vila Penteado, que segue atuando como referência para casos de Covid-19, no auge da segunda onda chegou a ter 141 leitos de enfermaria e 55 leitos de UTI. Atualmente, a unidade conta com 60 leitos, sendo 20 de Terapia Intensiva e 40 de enfermaria para atendimento a casos do novo coronavírus. No dia 16 de novembro, apenas seis pacientes estavam internados, sendo apenas um em UTI.

Comente Aqui