Outras Notícias

VI Festa da Família do Colégio Almeida Santos

A nossa tão esperada “Festa da Família”, mesmo que remotamente, aconteceu em conformidade com a proposta de sempre do Colégio Almeida Santos (CAS), situado na Chácara Santana, região de M’Boi Mirim, aqui na zona Sul, que é de “Proporcionar afetividade, resgatar o valor do amor e da gratidão. Família é a base de tudo!“, como diz nossa diretora Márcia.

Entendemos assim, que a família, além de ser responsável direta por desenvolver a educação na primeira instância, como nos aponta Tedesco e Piaget, possui um papel mais do que fundamental na segunda socialização realizada pela instituição escolar.

A sexta edição da festa começou com uma calorosa recepção, buscando, mesmo no formato virtual, valorizar a parte espiritual através do momento de oração. Depois foi proposto um momento de movimento, onde cada um na sua casa pode brincar e sorrir, com atividades propostas pelos professores de educação física e capoeira. A música não poderia ficar fora dessa programação, uma vez que traz diversos benefícios para saúde física e mental. No repertório, música que fala de amor: “Onde você mora”, com o grupo Cidade Negra.

Além de registrar tudo na mente, também propomos um registro no papel sulfite com desenho coletivo com base na frase: “Toda família é igual, mas a minha é mais legal”. Os registros poderiam ser enviados para #familiacas. Foi um momento adorável.

Com o intuito de acolher a todos, foi contada uma história muito bacana sobre “família”, que trouxe várias reflexões sobre a vida: empatia, escuta, adoção e diversidade com exemplos reais de vida. Depois dessas propostas e troca afetiva, não poderíamos deixar de lado o toque, algo que exprime sentimento. Assim, foi proposto um momento íntimo de respiração, com os olhos fechados para explorar os sentidos, seguidos de alguns movimentos de toque e massagem na pessoa que estava ao seu lado em casa.

Nosso objetivo sempre é fazer deste, um momento único de união e amor. E, objetivo cem por cento alcançado! Como foi bom ver nos olhos de cada um dos nossos queridos alunos e de suas famílias, a felicidade e a satisfação ao participarem de cada atividade do nosso evento. Foi puro amor! Foi um dia muito especial!

Professoras Andréia Guimarães M. Calderon (Inglês) e Maiara da Silva Santos (Ensino Fundamental)

Comente Aqui