DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Exposição e campanha esclarecem sobre a importância do teste do pezinho

O teste do pezinho pode salvar vidas e prevenir uma série de problemas que impactam no desenvolvimento do bebê. Simples e rápido – basta um furinho no calcanhar do recém-nascido para a coleta de sangue -, ele deve ser feito na primeira semana de vida.

Para alertar sobre sua importância, a ViaMobilidade e a ViaQuatro, concessionárias do metrô, em parceria com o Instituto Vidas Raras, promovem a campanha e mostra “Teste do Pezinho, o exame que salva vidas”.

Três estações da Linha 5 – Lilás recebem este mês e em dezembro e janeiro, uma exposição com painéis explicativos e depoimentos de familiares de crianças que enfrentam doenças que poderiam ser diagnosticadas precocemente pelo teste. Monitores nos trens e nas estações transmitem informações a respeito. Os organizadores esperam, com essas ações, conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância do exame.

Na versão básica, o exame do pezinho é capaz de detectar até seis doenças. Por lei, ele deve ser realizado em todos os bebês, gratuitamente. Caso aponte alguma alteração, o resultado precisa ser levado a um pediatra para avaliação, em 30 dias. A versão ampliada do teste, disponível somente na rede privada, tem capacidade de detecção maior de problemas.

Segundo Regina Próspero, diretora vice-presidente do Instituto Vidas Raras, muitos pais deixam de pegar o resultado e nem sempre estão bem orientados sobre a importância do teste, daí a campanha.

Para evitar aglomerações, a exposição também está disponível e ao longo do período em que será exibida nas estações, na página oficial das concessionárias no Facebook e no Instagram (http://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP; http://www.instagram.com/ ViaMobilidadeSP/); (http://www.facebook.com/ViaQuatroSP; http://www.instagram.com/ViaQuatroSP).

A exposição Teste do Pezinho está na Linha 4 – Amarela, em todas as estações, e fica até 30 de outubro.

Na Linha 5 – Lilás ela está na Estação Santa Cruz, até 30 de outubro; na Estação Campo Belo de 1 de dezembro a 8 de janeiro de 2021; e na Estação Largo Treze de 8 de janeiro a 31 de janeiro de 2021.

Comente Aqui