DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Na Capela do Socorro é inaugurada a oitava unidade do Descomplica SP

São 270 serviços municipais ofertados, como seguro-desemprego e cadastro para recebimento de benefícios sociais, entre outros
O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal Juan Quirós (Inovação e Tecnologia) inauguraram oficialmente na manhã de 3 de junho, a oitava unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura Capela do Socorro, na zona Sul paulistana.
“O Descomplica SP é o Poupatempo municipal, que reúne os serviços da Prefeitura e mais alguns serviços do Estado. Com essa unidade a gente cumpre o Plano de Metas, que previa a instalação de oito Descomplicas na cidade”, afirmou o prefeito em seu discurso.

Disposta em um espaço de 800 m², a unidade entrou em pré-operação no dia 29 de junho e oferece 270 serviços de 12 órgãos e secretarias, como cadastro para recebimento de benefícios sociais, requerimento de seguro-desemprego, informações ao empreendedor, alistamento militar e outros mais.
“O Descomplica SP desburocratiza o acesso da população aos serviços da Prefeitura. Seus atendentes recebem treinamento e são capazes de oferecer aos cidadãos as orientações e informações necessárias sobre o serviço que procuram”, explicou o secretário Quirós.
Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, a nova unidade opera com apenas 20% de sua capacidade, horário reduzido e recomendações de distanciamento e higiene, como o uso obrigatório de máscara.
A unidade da Capela do Socorro está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e para que não haja aglomeração de pessoas, só está prestando serviços com agendamento prévio, disponível na Central 156 ou no site do Descomplica SP. Quem for à unidade sem data e horário marcados não poderá ser atendido.
Além da Capela do Socorro, os paulistanos contam com unidades do programa nas regiões do Butantã (zona Oeste), Campo Limpo e Jabaquara (zona Sul), Santana / Tucuruvi (zona Norte), Penha, São Mateus e São Miguel Paulista (zona Leste).
Como funciona o agendamento
Na Central 156, para facilitar o acesso, ao entrar a gravação é necessário teclar as opções 6-6-2. Primeiro, os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários e diminuindo a exposição ao contágio pelo coronavírus. Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial.
O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento.
Já pela internet, ao acessar a página principal do Descomplica SP no endereço – https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/, é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico e com a lista de todos os serviços disponíveis.
Grande reforma
Durante a inauguração do Descomplica Capela do Socorro, Bruno Covas destacou que mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo programa em toda cidade e que é esse tipo de bom atendimento que ele quer ver replicar em todas as repartições públicas municipais.

“Por questões partidárias, o modelo do Poupatempo do Estado, que foi inaugurado na década de 1990, não foi replicado no município. Isso só aconteceu na gestão do ex-prefeito João Doria, quando ele inaugurou o Descomplica de São Miguel Paulista e agora, quando nós inauguramos as sete unidades restantes”, lembrou o prefeito.

Já o subprefeito local, Valderci Malagosini, informou que a unidade da Capela do Socorro funciona no andar térreo e em parte do 1º andar. Para tanto foi feita uma grande reforma no prédio da Subprefeitura e que começou no final do ano passado.
“Agradeço a todos os nossos funcionários e colaboradores pelo esforço durante esse período, em que convivemos com pó, marretas, barulho. Foram duas obras paralelas: a de implantação do Descomplica e de reforma e reforço estrutural do prédio”, disse o subprefeito.
Também estiveram presentes na inauguração os vereadores Ricardo Nunes, Daniel Annemberg e Rodrigo Goulart.

 

Colaboração:
Thiago Oliveira
Assessoria de Comunicação Subprefeitura Capela do Socorro

Comente Aqui