DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Mais de 3 mil notificações enviadas para celulares com restrições criminais. O que fazer

Entre 10 e 11 de agosto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do programa SP Mobile, enviou mais de 3 mil notificações para celulares com restrições criminais em todo o estado de São Paulo. A iniciativa busca combater a receptação e localizar dispositivos roubados ou furtados que voltaram a ser utilizados por terceiros.

As pessoas que receberam a notificação devem comparecer à delegacia de polícia mais próxima, dentro do prazo de sete dias, para apresentar o aparelho e os documentos necessários. O atendimento pode ser realizado em qualquer horário, inclusive aos finais de semana, durante o período indicado no aviso.

O não comparecimento para a verificação e eventual regularização do aparelho poderá resultar no bloqueio do celular identificado com indícios de irregularidade. Dependendo da situação, quem não atender à intimação poderá responder pelo crime de receptação.

Realizada pela Polícia Civil, a ação cruza informações dos boletins de ocorrência com dados fornecidos pelas operadoras de telefonia para identificar aparelhos com queixa criminal. A estratégia permite localizar os celulares, recuperar os dispositivos e possibilitar a devolução aos proprietários originais.

“Ao localizar esses aparelhos e orientar quem está utilizando um dispositivo com restrição criminal, conseguimos aumentar as possibilidades de recuperação dos bens e combater a receptação que alimenta esse tipo de crime”, disse o delegado Rodolfo Latif Sebba, coordenador do SP Mobile.

AÇÃO RECUPERA CELULAR ROUBADO

Um dos resultados do programa SP Mobile ocorreu no dia 11 de agosto, no Jardim Dona Amélia, em Araçatuba. Durante uma ação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), os policiais civis localizaram um celular roubado que continuava vinculado à conta da vítima e estava conectado a uma rede Wi-Fi identificada durante as investigações.

Com apoio de um mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram o aparelho escondido em um colchão de uma residência. A conferência do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) confirmou que se tratava do mesmo celular registrado no boletim de ocorrência de roubo.

Um homem que estava no imóvel afirmou ter comprado o aparelho por R$ 250,00 e foi preso em flagrante por receptação.

Sobre o programa SP Mobile, ele contribuiu para a recuperação de 31,9 mil celulares com registros de furto ou roubo em mais de um ano de atuação. Do total, 10,3 mil aparelhos foram restituídos aos proprietários. No mesmo período, quase 15 mil notificações foram enviadas a aparelhos identificados com restrições criminais.

A SSP esclarece que as notificações oficiais identificam claramente o programa SP Mobile, mas em caso de dúvida sobre a autenticidade da mensagem, o cidadão pode comparecer diretamente a qualquer Delegacia de Polícia para validação.

Também que o programa não solicita pagamentos, taxas ou transferências via Pix para a liberação ou devolução de aparelhos. Também não pede senhas de acesso ao celular, contas bancárias, redes sociais ou iCloud e Google, nem solicita o envio de códigos recebidos por SMS.

Comente Aqui