A programação do Projeto Lá Lá Lá – Laboratório Lambe-Lambe acontece no dia 1º de agosto, com uma palestra do artista Pedro Cobra, ator, bonequeiro e pesquisador da Cia. PlastikOnírica.
A atividade, que será realizada das 19h às 20h no Centro Cultural Serraria (rua Guarani, 790, Serraria, Diadema), é gratuita e contará com intérpretes de Libras. Pedro abordará o tema “Teatro Lambe-Lambe: Sua história, seus princípios técnicos e poéticos”. E ainda, o projeto realiza apresentações gratuitas de Teatro Lambe-Lambe em espaços públicos de Diadema, nos dias 22 e 24 de agosto.
Após estrear no Festival Endêmica em julho, o Projeto Lá Lá Lá leva agora ao público três espetáculos de Teatro Lambe-Lambe ao ar livre, com sessões individuais e simultâneas, apresentadas por artistas com trajetórias nas artes cênicas e no teatro de formas animadas. As apresentações acontecem:
- 22/08 (sexta), das 18h às 20h, no Centro Cultural Taboão (Avenida dom João VI, 1393, Taboão);
- 24/08 (domingo), das 10h às 12h, na feira livre do Serraria (Rua Margarida Maria Alves, Serraria).
Os espetáculos são: “Asas para o Mundo”, de Lourdes Maria Rosa; “Revelação”, de Vanessa Costa; e “O menor circo do mundo”, de Rodrigo Barbosa.
Além das apresentações, a programação do projeto inclui oficina gratuita de confecção de Teatro Lambe-Lambe, com 15 vagas, nos dias 13, 20 e 27 de agosto, sempre às , das 19h às 21h, no Centro Cultural Serraria. As inscrições para a oficina estão abertas até 10 de agosto, pelo link: https://forms.gle/U6igBNATHB9pUocK6. E ainda a mostra final com os teatros Lambe-Lambes produzidos pelos participantes da oficina, no dia 6 de setembro, às 19h, também no Centro Cultural Serraria.
SOBRE O TEATRO LAMBE-LAMBE
O projeto é idealizado por Lourdes Maria Rosa e Vanessa Costa, artistas com vínculo artístico em Diadema, e tem como objetivo difundir o Teatro Lambe-Lambe no município. A ação conta com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio do Plano Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do Ministério da Cultura.
O Teatro Lambe-Lambe é uma linguagem cênica em miniatura. Os espetáculos são encenados dentro de uma pequena caixa e o público assiste sozinho, por uma abertura, como uma janelinha, onde é possível ver a cena em miniatura.
Enquanto isso, o artista manipula bonecos, objetos e trilhas sonoras do lado de fora. Cada sessão dura de 1 a 5 minutos e proporciona uma experiência íntima e poética. Tradicionalmente, o termo Lambe-Lambe era usado para se referir aos fotógrafos de rua que trabalhavam com câmeras antigas.
Vanessa Costa, uma das idealizadoras do projeto, destaca: “A técnica, criada por Denise di Santos e Ismine Lima, é inclusiva e acessível, permitindo que qualquer pessoa, seja para atuar ou assistir, tenha uma experiência única. Seu formato simples e portátil quebra barreiras, tornando a arte democrática e universal”.
Foto: Rafael Trivigno
Comente Aqui