DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura forma mais trezentos beneficiários do Operação Trabalho

Em 12 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo realizou na região central, a cerimônia de formatura de 321 beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho.

Nos Centros POT são oferecidos cursos com certificados de qualificação profissional, de duração média de quatro meses, nos setores de atividades administrativas, zeladoria urbana, economia criativa, segurança alimentar e socioemocional, entre outros. Os participantes podem receber mais de uma certificação ao fim de cada ciclo de formação.

Ao discursar para os formandos, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que “saímos de mil vagas no POT para 20 mil, que era um orçamento muito pequeno e agora chega a meio bilhão de reais. Esse programa dá as oportunidades e não podemos perder a oportunidade quando a encontramos”.

A cidade conta com doze Centros POT que oferecem estrutura com salas e equipe técnica que proporcionam aulas práticas e teóricas, visando preparar os participantes para o mercado de trabalho formal ou para o empreendedorismo.

O local também é um ponto de apoio para as atividades das frentes de trabalho, que ocorrem diariamente, conforme a carga horária do projeto. Além das capacitações, os beneficiários contam com uma bolsa auxílio que varia entre R$ 988,34 (20 horas semanais, 4 horas diárias) e R$ 1.482,60 (30 horas semanais, 6 horas por dia).

O projeto capacita a população em situação de vulnerabilidade social para diferentes postos de trabalho da própria Prefeitura, como Zeladores de Quarteirão, Praças Mais Cuidadas, Zeladores de Parques da Cidade, Mães Guardiãs, Agentes de Desenvolvimento Sustentável, Oportunidades e Defesa Civil.

Um dos formandos, Adelson Santana, 34 anos, morador de Guaianases, falou sobre o programa: “Eu trabalho no POT e nele que eu tiro muitas oportunidades para a minha sobrevivência. Eu não tinha nada e agora posso comprar as minhas roupas, alimentos para a minha casa, pagar o meu aluguel, a luz. É um programa que ajuda as pessoas que estão desempregadas”.

“O POT é um programa social que objetiva ampliar as possibilidades de reinserção dos beneficiários no mercado de trabalho. Os ciclos formativos proporcionam ao cidadão contato com várias formas de gerar renda, seja pelo mercado formal ou no empreendedorismo. Também atuamos fortemente no incentivo à educação, resgatando o desejo deles em voltar à escola. Avançamos nesse trabalho, tendo atualmente mais de 300 beneficiários no ensino para jovens e adultos, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

OS PROGRAMAS DO POT

A modalidade Zeladores de Quarteirão atua em atividades de conservação, manutenção e zeladoria de equipamentos de abastecimento, como feiras e mercados, já a modalidade Zeladores de Parques da Cidade, busca promover o envolvimento social e cultural dos beneficiários na conservação de espaços verdes da cidade. O Programa Praças Mais Cuidadas foca na revitalização e manutenção de praças, principalmente nas regiões periféricas das zonas Norte, Sul e Leste da cidade.

O POT Mães Guardiãs atua em duas frentes de trabalho. A categoria Busca Ativa é responsável pelo combate a evasão escolar, acompanhando a frequência dos alunos e fazendo visitas domiciliares em casos de ausência prolongada, garantindo que as crianças e adolescentes permaneçam nas escolas municipais.

As Guardiãs da Alimentação Escolar contribuem com a educação ambiental e alimentar nas escolas, auxiliam no cultivo de hortas escolares e participam da conscientização dos alunos sobre sustentabilidade e alimentação saudável.

Parte dos formandos de 12 de dezembro ainda integram as modalidades do POT Defesa Civil que visa a realização de atividades teóricas e práticas, com enfoque no gerenciamento dos riscos ambientais e na gestão de desastres.

Já o POT Agentes de Desenvolvimento Sustentável capacita os beneficiários para promover a sustentabilidade, a economia circular e o empreendedorismo cooperativo em suas comunidades. Os que integram o projeto Oportunidades têm a chance de aprender atividades nas áreas de Construção Civil, Serviços Gerais, Serviços Administrativos, Recepção e Portaria.

Para participar do Programa Operação Trabalho é necessário ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS ou outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa.

Comente Aqui