No domingo, 16 de março, o Zoológico de São Paulo completou 67 anos de existência e a data foi comemorada com o anúncio de mais dois nascimentos importantes para a conservação da fauna ameaçada de extinção.
Em 2015 a instituição foi a primeira no país a ter sucesso na reprodução da arara-azul-de-lear e agora anuncia a chegada de mais duas aves. Os filhotes nasceram em 17 e 20 de fevereiro e estão sob cuidados da equipe técnica.
“O comportamento reprodutivo das aves é complexo e muito interessante. Para que haja a formação de novos casais é preciso que haja afinidade entre eles, e é necessário oferecer um ambiente estimulante para que ocorra a reprodução”, explica Fernanda Vaz Guida, bióloga chefe do setor de aves.
Os filhotes são de Maria Clara e Francisco. Ainda não é possível saber o sexo, que será descoberto por meio de exame de DNA assim que as primeiras penas começarem a sair.
O Zoo São Paulo possui treze acordos de cooperação com instituições governamentais, privadas, universidades e sociedade civil focados em diferentes temas, como em programas de conservação e revigoramento populacional, entre os quais da arara-azul-de-lear.
Desde 2021, cinco araras já foram encaminhadas para soltura na Bahia, de onde a espécie é endêmica. A ação é possível após meses de treinamento e análise comportamental de cada indivíduo para verificar se a ave está apta a sobreviver na natureza. O Zoo também participa do censo populacional da espécie em seu ambiente natural.
Em setembro de 2024, foi realizado o censo populacional da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), nas regiões do Raso da Catarina e do Boqueirão da Onça, na Bahia. O estudo registrou um aumento significativo dessas aves, contabilizando 2.548 indivíduos frente a 2.273 observados na última contagem em 2022. A espécie quase foi extinta na década de 90, especialmente devido ao tráfico de animais silvestres.
TRADIÇÃO, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO
O Zoo São Paulo desempenha um papel fundamental na conservação e no cuidado dos animais, além de contar com diversas iniciativas focadas em espécies ameaçadas.
Também é um importante polo de educação ambiental e recebe cerca de 100 mil alunos por ano, dos quais perto de 60 mil provenientes de escola pública e com entrada gratuita.
Entre os animais do Zoo, os mais “experientes” são os pelicanos Pel e Léo. Com cerca de 60 anos, eles foram um dos primeiros moradores do parque e podem ser vistos no lago São Francisco de Assis.
O site para ingressos é o – ingressos.zoologico.com.br . A Central de vendas / WhatsApp atende das 9h às 18h20, no número (11) 4934-6804. O endereço do Zoo São Paulo é avenida Miguel Estefano, 4241, bairro Água Funda.
Comente Aqui