Com a presença estimada de mais de dois mil educadores, foi realizado o XIV Congresso Sobei de Educação Infantil, com o tema “O poder da escuta”. Ele aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, nas dependências do Colégio Albert Einstein, em Cidade Dutra. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de 23 de agosto, com a presença de educadores, dirigentes e autoridades.
“O objetivo desse congresso, que no início chamávamos carinhosamente de “congressinho”, é melhorar a qualidade do atendimento às crianças. Nos quadros da Sobei temos pessoas emprenhadas nisso, que se dedicam e tratam as crianças com amor e carinho. E o objetivo é aprimorar ainda mais esse atendimento”, afirmou o presidente Luiz Baldo, da Sobei – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos.
O evento contou com palestras da profª Célia Godoy, do prof. Celso Antunes e da profª e drª Emilia Cipriano Sanches; também com a exposição “Sopro”, do artista plástico Ernesto Neto, que também deverá ser exposta em todas as unidades da Sobei; e ainda com workshop de gestão, 40 oficinas práticas e concurso de trabalhos referentes à prática pedagógica na educação infantil.
“A Sobei acredita que esta formação continuada do educador reflete em sala de aula porque ele se sente mais estimulado, valorizado – tanto profissional como pessoalmente – e sente que a instituição em que trabalha se importa com ele e com sua formação”, explicou Ângela Acosta, diretora de projetos da Sobei.
Ela informou que estiveram no congresso educadores dos quinze Cei’s (Centros de Educação Infantil) da Sobei e de outros da Capela do Socorro e de Parelheiros. Sobre o tema do encontro, Ângela diz que “o poder da escuta significa conseguir ouvir o outro. É ter um interesse genuíno pelo que a outra pessoa (uma criança) fala e o que ela quer dizer”.
A abertura
Compuseram a mesa da cerimônia de abertura do XIV Congresso Sobei o presidente Luiz Baldo e o vice-presidente José Assir, ambos da Sobei, o presidente Antônio Carlos Caruso, do Conselho Consultivo da Sobei, o vereador Ricardo Nunes, o assessor Renato Jardim, representando o vereador Rodrigo Goulart, a diretora regional Carolina Droga, da Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro, a diretora Ângela Acosta, o diretor Marivaldo Souza, da Sobei, e a coordenadora pedagógica Marcela Paes, do Cei Jardim dos Sabiás.
A Orquestra Sobei, sob regência de Eric Rossini Sanches, abriu o evento, seguida de uma apresentação com canto, coral e poesia executada por 36 colaboradores dos Cei’s Jardim dos Sabiás, Jardim das Araucárias e Jardim das Orquídeas.
“Esse congresso é muito importante para os educadores se aprimorarem, se atualizarem em um mundo que evolui tão rapidamente. E a educação infantil é a base de tudo, é a fase da formação cerebral da criança. Ela precisa ter atividades pedagógicas, assim como uma boa alimentação. Essa é uma preocupação que tenho como vereador, e por isso me esforcei para que fossem abertas 37 creches na região e desse modo quase zerar o déficit de vagas por aqui”, destacou o vereador Ricardo Nunes.
Em seu discurso, Antônio Caruso calculou presentes no encontro 75% de educadores da Sobei e 25% de entidades co-irmãs, “que também fazem um trabalho maravilhoso na educação infantil”. “Esse congresso é feito para unir os educadores, reciclar e promover um novo aprendizado”, concluiu Caruso.
Comente Aqui