DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Tendas da Operação Altas Temperaturas são ativadas

Com a previsão de chegada de mais uma onda de calor intenso nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo ativou as dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) nesta quarta-feira, 13 de março.

As estruturas são montadas sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 32° C ou mais, conforme parâmetro histórico de análises climáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), e acolhem qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar, além de oferecer líquidos gelados, como água, suco, chá e frutas. As tendas também disponibilizam bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets.

A Prefeitura informa que o Plano de Contingência foi iniciado em setembro de 2023 e presta assistência a toda a população que passa pelos locais em que estão montadas as estruturas, com prioridade para pessoas em condições mais vulneráveis, que são mais suscetíveis às consequências das altas temperaturas, como pessoas em situação de rua e idosos.

Para atender às pessoas em situação de rua, os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e agentes das equipes do Ampara SP também estão nas tendas, onde oferecem acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

A Defesa Civil do município decretou estado de alerta para altas temperaturas a partir das 9h desta quarta-feira. As temperaturas máximas devem ficar bem acima da média para o mês de março, que é de 28,4°C, e haverá diminuição dos índices de umidade do ar em razão da chegada de uma massa de ar quente e seco, que vai predominar ao longo da semana. Essa condição vai gerar dias com predomínio de sol entre poucas nuvens.

 

Balanço da operação

Desde o dia 20 de setembro de 2023 até 14 de fevereiro de 2024, última data com temperaturas acima de 32ºC e que teve ativação das tendas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que fez 1.150.155 atendimentos e distribuiu 2.658.407 itens nas dez tendas, sendo: 1.293.742 garrafas de água, 601.349 frutas, 258.641 sucos e 20.623 copos de chá gelado, além da oferta livre de água nos bebedouros, que disponibilizou 484.052 copos d’água.

O endereço das tendas de atendimento na Região Sul são os seguintes:

Santo Amaro, praça Floriano Peixoto, 54;

Capela do Socorro, praça José Boemer Roschel, na Vila São José.

Comente Aqui