DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Sexto hospital que mais realiza transplantes de coração no mundo, recebe o prefeito

Na manhã de 8 de abril, o prefeito Ricardo Nunes visitou o Incor (Instituto do Coração), onde enalteceu o trabalho realizado pelo hospital e sua importância para o Brasil. Ele foi recepcionado pelos cardiologistas Roberto Kalil Filho e Fabio Biscegli Jatene.

“A gente pode ter orgulho em contar com esse complexo hospitalar de alta tecnologia. Como o doutor Kalil falou, é o sexto maior hospital de transplante de coração do mundo, de criança e de adulto. Parabéns à nossa medicina”, afirmou Nunes.

Kalil Filho, que é presidente do Conselho Diretor do InCor HCFMUSP, explicou que o Incor é um hospital público, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e tem mais de quinhentos leitos para pacientes cardíacos e também com problemas do pulmão. “Hoje o Incor é considerado, em várias classificações, uma das instituições mais competentes em ensino, pesquisa e assistência da América Latina e do mundo”, ressaltou Kalil.

O vice-presidente do Conselho Diretor do InCor HCFMUSP, Fabio Jatene, agradeceu o prefeito pela visita, da qual também participaram os secretários municipais Edson Aparecido, Luiz Carlos Zamarco e Bete França. “Estou agradecido pela visita do prefeito e dos secretários, que vieram saber um pouco mais do nosso trabalho, que é muito avançado dentro das áreas de cardiologia e pneumologia. É um prazer poder mostrar o que nós fazemos aqui”, destacou Jatene.

 

FORMANDO NOVAS GERAÇÕES

Entregue para a sociedade em 10 de janeiro de 1977, o InCor é o legado de expoentes da cardiologia e da pneumologia brasileira e internacional, entre eles os professores Euryclides de Jesus Zerbini e Luiz Venere Décourt, que lideraram a equipe do primeiro transplante de coração da América do Sul e um dos precursores no mundo; Adib Jatene, que foi ministro da Saúde por duas vezes (1992 e 1995 a 1996); e Fulvio Pileggi, reconhecido como um grande incentivador do desenvolvimento da ciência médica em cardiologia.

Ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Instituto do Coração é um renomado centro de pesquisa e ensino, que desenvolve e aplica conhecimento de última geração para formar novas gerações de profissionais para a saúde e para oferecer à população tratamentos de ponta. Já passaram pela formação do instituto mais de 25 mil alunos de todo o Brasil e exterior.

Comente Aqui