DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Serviços digitais do Poupatempo também nas unidades do CIC

Uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e o Poupatempo disponibiliza totens de autoatendimento nas 18 unidades do CIC (Centro de Integração da Cidadania), programa da Secretaria. O objetivo é oferecer atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas, estimulando a integração e a inclusão social.

Segundo o Poupatempo, os totens tem um papel importante para os usuários, que economizam tempo, concluindo suas solicitações diretamente pelo equipamento, sem precisar passar pelo atendimento presencial.

Atualmente, 96 serviços podem ser acessados pelos totens. Entre os mais procurados estão a segunda via do RG e atestado de antecedentes criminais, a renovação, segunda via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e substituição da permissão para dirigir, e serviços do Tribunal Regional Eleitoral, Procuradoria Geral do Estado, Procon, Secretaria da Fazenda, da Educação, Desenvolvimento Econômico e de diversas prefeituras.

As taxas podem ser pagas com o cartão de débito bancário, no momento da solicitação. No caso do RG e da CNH, o cidadão tem a opção de receber os documentos em casa, pelos Correios.

Além de unidades dos CIC’s, os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, postos do Descomplica SP, Ciretran’s e nos postos do Poupatempo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Já o CIC é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania pela participação popular e garantir o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para os direitos humanos.

São 18 unidades no estado de São Paulo, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são oito centros, sendo três na região Sul: o Sul (Rua José Manoel Camisa Nova, 100, Jardim Leticia, região do Jardim São Luiz), Feitiço da Vila (Estrada de Itapecerica, 8887, Parque Fernanda, região do Valo Velho) e Grajaú (Rua Pinheiro Chagas, 17, Jardim São José).

Comente Aqui