A Universidade Santo Amaro (Unisa), importante faculdade médica do país, realiza uma ação de conscientização e prevenção das doenças que acometem a voz. Entre 14 e 17 de abril, no campus Interlagos, a instituição oferece atendimento gratuito à população.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 7.650 novos casos de câncer de laringe no Brasil no triênio 2020-2022, sendo 6.470 em homens e 1.180 em mulheres. Os principais fatores de risco incluem tabagismo, consumo de álcool e exposição a certos produtos químicos no ambiente de trabalho.
A Unisa oferece atendimento à comunidade local sobre os cuidados com a saúde vocal. A iniciativa, liderada pelo programa de Residência em Otorrinolaringologia, tem como objetivo conscientizar a população sobre a saúde da voz e a prevenção de doenças como o câncer de laringe.
De acordo com a coordenadora e professora do programa de Residência em Otorrinolaringologia, a médica Ieda Millas, a ação de prevenção busca orientar a população sobre alterações na voz e no processo de deglutição. “Nosso objetivo é disseminar informações sobre cuidados e hábitos que possam prevenir possíveis complicações de saúde”, comenta a médica.
A campanha da Unisa teve início na segunda-feira e se estenderá até a quinta-feira, 17 de abril. A ação conta com o apoio das professoras do curso de Medicina, entre elas a fonoaudióloga Sandra Maria Pela e a otorrinolaringologista Renata Santos Bittencourt Silva, além dos residentes do programa de Residência em Otorrinolaringologia e alunos de Medicina representantes da Liga Acadêmica.
A iniciativa inclui a distribuição de material impresso informativo. De acordo com a necessidade de cada paciente, haverá encaminhamento para a realização de exames. A ação também apoia a Semana da Voz, promovida pelas entidades Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
O local é o Ambulatório de Otorrinolaringologia no Hospital Escola Wladimir Arruda (Hewa), situado na rua professor Enéas de Siqueira Neto, 478, bairro Jardim das Imbuias, na Capela do Socorro.


Comente Aqui