DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Secretaria informa sobre os carrapatos no Parque da Barragem

Respondendo a questionamento do “Grupo Sul News”, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) informou que iniciou uma campanha informativa, através dos departamentos de Zoonoses e Vigilância Sanitária, no entorno da represa de Guarapiranga, tratando da presença de carrapatos nesta área verde.

A questão foi levantada após a colocação de avisos e faixas no Parque da Barragem, situado no distrito de Socorro, em outubro passado, alertando os usuários sobre a existência de carrapatos no local que poderiam ser portadores de vírus que transmite a febre maculosa, a bactéria Rickettsia Rickettsii. O caso provocou apreensão entre frequentadores da represa de Guarapiranga.

Mas, segundo a SVMA, não há nenhum caso da transmissão notificado no parque, e prossegue: “Considerando a presença de capivaras e carrapatos, que é um fato notório e comunicado anteriormente, monitoramos a situação há anos, através de testes regulares de PCR de exemplares encontrados. Todos os exames de PCR realizados deram resultado negativo, portanto, todos os carrapatos coletados não eram portadores da bactéria Rickettsia Rickettsii”.

Ainda de acordo com a Secretaria, os locais com maior concentração de carrapatos foram identificados durante os levantamentos, que são, além dos gramados sociais, nas áreas periféricas do equipamento, na vegetação silvestre na beira da represa.   

 

Comente Aqui