DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

São Paulo e a Emergência Climática, em discussão

Há 19 anos acontece em São Paulo a “Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas”, que tem como objetivo intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, além de propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é resultado de lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e presidente da conferência.

A programação do encontro, que este ano tem como tema “São Paulo e a Emergência Climática” e será realizado de forma online, será aberta por uma mesa diretora, onde autoridades e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade.

A palestra magna será ministrada pelo professor e climatologista, Carlos Nobre. Em seguida, haverá uma mesa de debates composta por José Antonio Marengo Orsini (coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden), Ana Carolina Câmara (diretora do Projeto ProAdapta da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ) e Henrique Gruspun (presidente do Centro de Bioética do Instituto Israelita Albert Einstein).

Segundo os organizadores da conferência, “a proposta é refletirmos juntos sobre como superar retrocessos e avançar novamente na trilha de tornar São Paulo uma cidade muito mais humana e sustentável”.

“A Conferência P + L é um fórum de discussão municipal sobre ocupação do espaço urbano relacionado com o meio ambiente e sustentabilidade. Onze mil cientistas de 153 países se uniram para declarar Emergência Climática Global. Isso significa o aumento da vulnerabilidade e impactos à população, à biodiversidade e aos setores econômicos, na medida que os eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, ondas de calor, inundações e tantos outros, se intensificarem ainda mais. Os governos estão fechando os olhos para as mudanças climáticas e, no nosso caso, a cidade de São Paulo já sofre muito com impactos violentos.  Não há Planeta B! Esse ano a conferência será online, o que a torna ainda mais sustentável”,  comenta o vereador Gilberto Natalini, proponente do evento.

A 19ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo será no dia 1 de junho, das 9h às 13h, e poderá ser acompanhada no facebook.com/gilbertonataliniSP e no site www.natalini.com.br . As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.natalini.com.br .

Comente Aqui