DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Projeto leva alunos para o dia a dia de empresas

No Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português / alemão) localizada na região de Interlagos, zona Sul paulistana, 45 estudantes do 11º ano do Ensino Médio (equivalente ao 2º ano do Ensino Médio) estão tendo a oportunidade de assumir um posto no mercado de trabalho durante cinco dias, por meio do “Projeto Trabalho”.

Essa iniciativa, que existe há 23 anos, permite que os alunos conheçam a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional das empresas no próprio ambiente profissional. O projeto acontece de 17 a 21 de outubro e conta com a participação de grandes empresas, como Leschaco, CH Robinson, Clínica Santa Isabella e Hospital Alemão Osvaldo Cruz, entre outras.

Neste ano, uma característica que chama a atenção nessa edição é que no pós-pandemia, muitas empresas que eram parceiras do projeto foram para o sistema remoto e houve uma mobilização da comunidade escolar importante e expressiva para conseguir as vagas aos alunos. “Muitas famílias de outras séries e até pais de estudantes que já se formaram vieram ao encontro da necessidade do projeto, cedendo vagas nas empresas e isso foi muito positivo para conseguirmos as oportunidades para todos os participantes”, comenta Talita Marcilia, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Humboldt.

Durante essa semana profissional, os alunos participam do cotidiano das empresas como se realmente trabalhassem lá, passando pelos diversos setores da organização e colaborando com os funcionários em suas tarefas diárias, de modo que vivenciem as áreas que mais têm interesse em cursar na universidade. Para aproveitar essa oportunidade, o colégio realizou uma orientação pedagógica com os alunos ao longo do ano.

No final do mês de agosto, os estudantes também participaram do Projeto Carreira, uma oportunidade para eles entrarem em contato com profissionais, universidades e empresas por meio de palestras e workshops sobre diversas áreas de atuação. Na ocasião, o ginásio do colégio também recebeu estandes com expositores de faculdades e empresas para que os estudantes tivessem uma visão mais prática sobre cerca de 50 profissões.

Comente Aqui