DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos na Estácio

Desde a sua criação, em 2018, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Faculdade Estácio já contou com a participação de mais de 500 alunos.

Este ano, as inscrições para o programa foram abertas em 3 de fevereiro e podem ser feitas diretamente nas unidades participantes, entre elas a Estácio Interlagos, na zona Sul paulistana. Os interessados podem tirar suas dúvidas na sala de matrícula das unidades participantes ou na sua central de atendimento, pelos telefones 0800 – 880-6767 ou 4003-6767.

Nesta edição, a Estácio ampliou para doze o número de unidades que vão oferecer gratuitamente o programa. Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, a meta é levar o programa a todas as unidades da instituição no Brasil. “Estamos alinhados com os ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi ”, comenta.

Para chegar aos alfabetizandos, a Estácio busca lembrar à comunidade no entorno das unidades, que todos podem contribuir para transformar a vida destas pessoas, levando-as à unidade para conhecer o programa.

O ensino é individualizado. As aulas acontecem no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana e são totalmente gratuitas. Durante quatro meses, os alfabetizandos têm aulas com estudantes dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio (Pedagogia, Letras, Matemática etc.), além da participação do corpo docente da instituição. O objetivo é de que, ao término, os alunos se tornem capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples e usar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias.

Após o programa, o alfabetizado poderá exercer plenamente a sua cidadania, reconhecendo o seu valor e seu papel na sociedade, aumentando as suas chances de ingressar no mercado formal de trabalho e de dar continuidade aos estudos.

ODS 4 da ONU e a Estácio

O Programa de Responsabilidade Social da Estácio está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que deseja garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos – homens e mulheres – estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em junho 2019, o Brasil registra o número de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais.

Com 49 anos de existência, a Estácio proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 570 mil alunos matriculados. Ela oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de soluções corporativas e cursos de extensão.

O endereço da Estácio Interlagos é avenida Jangadeiro, 111, próxima ao Autódromo de Interlagos. Outras informações no site www.estacio.br/alfabetizando.

Colaboração: William Prado 

Foto: Imagem de Divulgação

Comente Aqui