DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Programa da Prefeitura bate recorde de inscrições: 91 mil

O Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, encerrou na quarta-feira, 17 de fevereiro, as inscrições para as mulheres trabalharem no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas escolas municipais. O prazo inicial para as inscrições era até 18 de fevereiro.

Foram recebidas 91.783 inscrições para as 4.590 vagas destinadas a mães de alunos e mulheres da comunidade escolar com idade entre 18 e 50 anos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e as secretarias municipais de Saúde e da Educação.

“É um número recorde de inscrições em nosso programa. A alta procura por essas vagas em um período de crise profunda pelo qual estamos passando, evidencia a necessidade de investirmos cada vez mais em políticas públicas com foco na geração de renda das famílias”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A seleção das candidatas será feita pelos técnicos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) entre os dias 18 e 24 de fevereiro. A convocação para a entrega da documentação será feita por e-mail e telefone, com horário marcado, nos 25 postos do Cate para evitar aglomeração. As selecionadas deverão entregar documentos de comprovação dos critérios de contratação, como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

As mulheres serão chamadas entre os dias 25 e 26 de fevereiro, com previsão de início das atividades na rede municipal de ensino no dia 1º de março.

As selecionadas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155,00 mensais para uma carga de trabalho de 30 horas semanais, divididas em 6 horas por dia. O período de atividades terá duração de seis meses, de fevereiro a julho de 2021.

Entre as atividades do contrato de trabalho estão tarefas como o monitoramento do cumprimento das normas de distanciamento social, uso correto da máscara e do álcool gel, apoio às boas práticas de higienização e segurança, como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo.

Para fazer parte do Programa Operação Trabalho, as selecionadas devem estar desempregadas há mais de quatro meses e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família.

As mulheres selecionadas serão capacitadas por meio de um curso on-line para atuar na função. Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes deverão cumprir também 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate (cate.prefeitura.sp.gov.br ).

Comente Aqui