DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Procon-SP faz alerta para golpe do delivery

O Procon-SP faz um alerta para a existência de golpes que estão sendo aplicados por meio de entregadores de aplicativos de comida iFood e Rappi. Do início da pandemia até o mês de julho, foram registradas 125 denúncias que, juntas, somam quase 600 mil reais debitados indevidamente dos consumidores.

Um dos golpes é aplicado quando, ao receber comida pelo app de delivery, o entregador dá ao consumidor uma máquina com o visor danificado – em que os dados não aparecem – e lança um valor bem superior ao correto. Em outra situação, a pessoa recebe uma ligação do restaurante informando sobre a necessidade do pagamento de uma suposta taxa de entrega e pede os dados do cartão.

O consumidor só percebe depois que a transação já foi efetivada e os valores debitados. Existem ainda outros tipos de golpe, por isso é preciso ficar atento e desconfiar de algumas situações.

Como evitar

O Procon-SP recomenda ao consumidor não utilizar máquinas danificadas e conferir sempre o valor digitado no momento da cobrança. Observar se a senha está sendo digitada na tela certa, lembrando que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados. E não passar os seus dados por telefone ao restaurante ou ao app.

Em abril, quando teve conhecimento das denúncias, o Procon-SP notificou os apps de entrega iFood e Rappi, questionando a situação e buscando solução para os consumidores que foram vítimas.

Apesar de as empresas alegarem que os entregadores são profissionais independentes sem vínculo jurídico-trabalhista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que o fornecedor tem responsabilidade solidária pelos atos de seus representantes autônomos.

Na ocasião, o secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, encaminhou ofício ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania – DPPC, solicitando instauração de inquérito policial contra as empresas para averiguação de suas responsabilidades penais com relação a eventuais crimes praticados por alguns de seus entregadores.

Veja outros alertas contra os golpes virtuais que estão sendo denunciados ao Procon-SP em: http://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-da-troca-de-cartao/ e http://www.procon.sp.gov.br/aviso-ao-consumidor/ .

Comente Aqui