DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura autorizada a implantar mais 120 quilômetros de Faixa Azul

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a Prefeitura de São Paulo a fazer a ampliação do projeto-piloto da Faixa Azul em mais 120 quilômetros. Serão mais 28 vias da cidade que receberão a faixa exclusiva para motocicletas, cujo objetivo é aumentar a segurança dos motociclistas e garantir a agilidade necessária para seus deslocamentos.

A Faixa Azul é baseada nos princípios de segurança Visão Zero e Sistemas Seguros. No Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável e, nos dois anos da Faixa Azul na cidade, nenhuma morte foi registrada em seu trajeto. Já o Sistemas Seguros procura evitar que os erros dos diferentes usuários do viário possam provocar ocorrências graves ou mortes.

Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito, a nova proposta da Prefeitura paulistana precisa do aval do Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o seu desempenho possam ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal.

“Hoje temos 80 quilômetros de Faixa Azul e agora vamos completar com mais 120, chegando até o final do ano com 200 quilômetros de Faixa Azul. Não multamos ninguém e o resultado é efetivo, pois não tivemos nenhum óbito, e é isso o que desejamos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes ao anunciar a retomada da ampliação do projeto.

Os próximos trechos na zona Sul previstos para receber a sinalização são: Estrada de Itapecerica; avenida senador Teotônio Vilela; avenida engenheiro Armando de Arruda Pereira; avenida do Cursino; avenida jornalista Roberto Marinho; rua Vergueiro; Eixo Norte/Sul (sentido Santana); túnel Ayrton Senna; avenida doutor Ricardo Jafet; e avenida prof. Abraão de Morais, entre outras vias da cidade de São Paulo.

Comente Aqui