DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeito inaugura a 484ª UBS da cidade: a do Jaçanã

Em mais uma edição do Programa Prefeitura Presente, que aconteceu em 10 de setembro, em Jaçanã, na zona Norte da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a 484ª Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, a UBS Jardim Joana D’Arc, além dos investimentos para ampliar, qualificar e modernizar a infraestrutura da rede municipal de saúde no território.

“É uma alegria estar aqui hoje inaugurando a UBS de número 484. Só na zona Norte, foram cinco UBS’s novas. Não tinha nenhuma UPA aqui até 2016, hoje são nove UPA’s novas entregues. O Hospital da Brasilândia não existia aqui em 2016, foi esse hospital que salvou muita gente durante a Covid-19”, destacou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração do novo equipamento, acompanhado de secretários municipais e de outras autoridades.

A Prefeitura informa que a região do Jaçanã tem 23 equipamentos de saúde voltados à assistência em diferentes níveis de atenção. Entre eles, estão 12 UBS’s, uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) / UBS Integrada, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de serviços de reabilitação, atenção psicossocial e vigilância em saúde, e dos hospitais São Luiz Gonzaga e Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II.

A assistência no território Jaçanã / Tremembé é complementada ainda por duas equipes do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad), uma equipe de Acompanhamento da Pessoa com Deficiência (APD), uma Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap) e uma equipe de Consultório na Rua (CnRua).

  MELHOR ACESSO À ATENÇÃO PRIMÁRIA

A nova unidade, gerenciada pela Sociedade Brasileira Caminhos de Damasco (SBCD), Organização Social de Saúde (OSS) parceira da Prefeitura, aumenta a oferta de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) na região. Localizada na rua Ushikichi Kamiya, 1.406, no bairro Parque Casa de Pedra, em Jaçanã, a UBS funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo da população, o equipamento contará com oito equipes de Saúde da Família (eSF), quatro equipes de Saúde Bucal (eSB) e uma equipe Multiprofissional (eMulti).

De acordo com a Prefeitura, a capacidade instalada prevê ainda 5.839 atendimentos por mês, incluindo consultas médicas e odontológicas, procedimentos de enfermagem e ações da equipe multiprofissional.

A construção da UBS integra o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, na Meta 3, que prevê a implantação de trinta novos equipamentos de saúde. O investimento total na nova unidade é de R$ 13.940.847,30.

Para os moradores, a nova unidade facilita o acesso aos serviços locais de saúde. “Para mim, essa fica mais perto. Espero que a gente possa usar bastante, porque a população precisa muito”, disse Sandra da Silva, moradora da região que esteve presente no evento.

São 1.196 m² de área construída e a unidade possui recepção, acolhimento, enfermagem, vacinação, curativos, medicação, emergência e observação, nove consultórios, consultório odontológico, farmácia e outros espaços assistenciais e administrativos. O prédio dispõe ainda de recursos de acessibilidade, como elevadores e rampas.

Além da inauguração da UBS Jardim Joana D’Arc, o Jaçanã conta com intervenções de reforma, adequação, ampliação e qualificação de equipamentos existentes. A rede de Atenção Básica também recebe investimentos para melhorar a infraestrutura desses serviços, de acordo com a Prefeitura paulistana.

Comente Aqui