DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeito e vereador inauguram dois jardins de chuva na Capela do Socorro

Em 3 de novembro, junto com o prefeito Ricardo Nunes e o subprefeito Carlos Alberto Santos, da Capela do Socorro, o vereador Marcelo Messias esteve presente na inauguração de dois jardins de chuva na região, sendo o primeiro na avenida dona Belmira Marin, na altura do número 6600, esquina com a avenida Carlos Barbosa Santos, e o segundo na avenida Atlântica, na altura do número 6500, esquina com a avenida senador Teotônio Vilela, ambos na Capela do Socorro.

Segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras, responsável pela ação, os jardins de chuva são construções que tem como objetivo ampliar a permeabilidade urbana, minimizar os efeitos do escoamento superficial e reter a água por meio de jardins de retenção hídrica.

Eles filtram os poluentes da água da chuva por meio da vegetação, evitando, assim, que entrem nos bueiros sem tratamento e fluam para rios e córregos. A constituição de quase todos os jardins tem como regra a “inversão” do que se faz com uma rua, ou seja, ao invés de se ter na base o asfalto ou concreto como material, o jardim tem a terra.

“Fico feliz em poder contribuir para a melhoria e crescimento do bairro onde nasci, cresci e constitui família. Como todos sabem, sou dentista e possuo consultório na região, e é um privilégio estar à frente de projetos dessa envergadura, que trazem benfeitorias para as pessoas”, comentou o vereador Marcelo.

Já Ricardo Nunes, informou que 400 jardins de chuva serão entregues até o final da sua gestão, em 2024. Neste ano já foram entregues 47. “Além de aumentar as áreas de drenagem e deixar a cidade mais bonita, com os jardins elevamos o índice de cobertura vegetal no município”, afirmou o prefeito, acrescentando que esta é uma obra simples de se realizar, onde a Prefeitura faz todo o trabalho com equipes próprias e sem nenhum recurso adicional.

Por seu lado, o subprefeito da Capela do Socorro informou que a revitalização dos dois locais escolhidos foi importante para a região, que ainda deverá ganhar novos espaços como esses. “Aqui (avenida Atlântica) nós tínhamos dois problemas graves: era um local ocupado por moradores de rua e, quando chovia, formava poças d’água. Com os jardins de chuva resolvemos os dois problemas. Estou feliz com essa revitalização”, explicou Carlos Alberto.

Os jardins de chuva

Construídos com canteiros levemente mais baixos que ruas e calçadas, os jardins de chuva contam com caixas subterrâneas que captam o volume de água e aliviam o sistema de drenagem que normalmente escoaria para os bueiros.

Esse sistema também garante que as plantas permaneçam irrigadas por mais tempo, que aumente a umidade do ar, mesmo em períodos de seca, e facilite a manutenção das áreas verdes. Por tornar os canteiros urbanos mais funcionais, embelezar a cidade e atrair a presença de pássaros, a iniciativa tem sido muito bem recebida pela população, informou a Prefeitura.

Comente Aqui