DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeito e bispo na festa de 53 anos da “Escola do Frei”

Com um grande público, foi realizada na tarde de 21 de maio, a cerimônia de comemoração dos 53 anos de fundação do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima, em sua sede no bairro de Veleiros, na Capela do Socorro. Prestigiaram a cerimônia o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e dom José Negri, bispo da Arquidiocese de Santo Amaro.

Idealizado e fundado em 1971, pelo frei Xavier Fornasiero, o Instituto Social atende atualmente 2130 jovens e adultos da região, diariamente, tendo já formado mais de 50 mil alunos nesses 53 anos, com 9.289 jovens inseridos no mercado de trabalho e atendendo assim, mais de 3 mil empresas parceiras. Desse modo, a instituição vem retirando diariamente mais de dois mil jovens das ruas e ensinando-lhes uma profissão.

Inicialmente o Instituto Social funcionava na rua Ave Maria, atual sede do Cedesp (uma parceria do Instituto Social com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Em 1979, frei Xavier inaugura uma creche nos fundos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que começou com cem crianças. O prédio atual do instituto foi inaugurado em 1994 e em 2015, com o apoio do então vereador Ricardo Nunes, é firmado o convênio para criação do Cedesp Ave Maria.

A escola profissionalizante destinada a atender, preferencialmente, jovens de bairros carentes do extremo Sul paulistano, é baseada em cinco pilares: disciplina, responsabilidade, moral e ética, formação cidadã e encaminhamento para o mercado de trabalho.

 

CERIMÔNIA CONCORRIDA

Lane Rossi, gerente do Cedesp, e Teresa Barradas, do Instituto Social, iniciaram a cerimônia comemorativa que contou também com as presenças dos vereadores Marcelo Messias e Rodrigo Goulart, do ex-parlamentar Antonio Goulart, da dirigente Eunice Domingos da Silva, da Diretoria de Ensino Sul 3, Silvia e Maria Lúcia, representantes da Supervisão de Assistência Social da Capela do Socorro, empresários, parceiros, colaboradores, alunos, ex-alunos e demais convidados.

“É um prazer ter vocês aqui, na nossa casa, que cresceu. Quando fizemos o primeiro curso era o de datilografia numa pequena casa aqui em frente. Estamos comemorando hoje 53 anos de lutas e vitórias com a ajuda de vocês. Tudo isso aqui é dinheiro de vocês, é sabedoria de vocês”, disse o fundador, presidente e diretor do Instituto Social, frei Xavier.

Ele lembrou que a ideia de formação profissional de alunos através de cursos técnicos no contra turno escolar, ele trouxe de Milão, na Itália, quando fazia o curso ginasial.

Por seu lado, dom José se disse “encantado com a quantidade de jovens que foram retirados das ruas, das drogas e tiveram uma formação, uma profissão no Instituto Social”. Para ele o motor de tudo isso se chama amor. Também discursou o padre Gilberto, natural da região e que estudou e trabalhou na “Escola do Frei”.

Ricardo Nunes destacou o exemplo dado pelo frei nesses 53 anos, de valorização da formação profissional e da criação de oportunidades. “Ele é um santo homem que a vida inteira só fez o bem e todos os dias nos deixa um exemplo”, concluiu o prefeito.

Depois, alunos do instituto prestaram algumas homenagens ao frei e, por fim, foi entoado um “Parabéns a Você” pelos 53 anos do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima.

Comente Aqui