DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Passeios imperdíveis no Polo de Ecoturismo de São Paulo

Para esse período de férias escolares, se a ideia é oferecer contato com a natureza, uma visita ao Polo de Ecoturismo de São Paulo – Parelheiros, Marsilac, Ilha do Bororé é uma ótima oportunidade para ter experiências únicas dentro da capital paulista.

Localizado no extremo Sul paulistano, há vários atrativos com programação para o público infantil e também adulto curtirem juntos. Há esportes aquáticos em parque de aventura, trilhas em meio a muito verde, vivências em sítios de agroecologia e produtos orgânicos. Confira.

Parques Naturais Municipais (PNM’s) – São quatro parques com entrada gratuita e diversas opções de trilhas, brinquedos naturalizados (feitos com material da própria natureza), área para piqueniques, pontos de observação de pássaros e outras atividades.

Eles são abertos à visitação todos os dias, das 8h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando fecham para manutenção. Os parques são os seguintes:

PNM JACEGUAVA – possui uma área de, aproximadamente, 420 hectares e em seus limites está a RPPN Solo Sagrado. Atrativos e equipamentos: Trilha do Saci; Trilha do Cambará; Torre de Observação de Incêndios com vista para a Guarapiranga; Pergolado com área para piquenique; Parque Naturalizado; Banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência; Administração / informação / estacionamento.
Telefone: (11) 5187-0321. Endereço: avenida do Jaceguava, próximo ao nº 1100, bairro Jaceguava, distrito de Parelheiros.

PNM VARGINHA – totaliza uma área de cerca de 419 ha (4.190.000,00 m²). Atrativos e equipamentos: Trilha do Içá com mirante; Trilha da Bromélia; Lago; Parque Naturalizado; Parquinho infantil; Pista de bike; Mirante; Biblioteca; ATI (Academia para a Terceira Idade); Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem; Banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência; Administração; Alojamento para pesquisadores (Casa do Pesquisador); Estacionamento.
Telefone: (11) 5187-0321. Endereço: avenida Paulo Guilguer Reimberg, 6.200, Chácara Santo Amaro, distrito de Grajaú.

PNM ITAIM – possui uma área de aproximadamente 446,26 hectares e está localizado dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia, em Parelheiros. Atrativos e equipamentos: Trilha do Tatu; Trilha do Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio; Área para contemplação e piquenique; Parque Naturalizado; Parquinho infantil; Banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência; Administração / informações / estacionamento.
Endereço: rua Amaro Alves do Rosário, 2676, (em frente ao Centro Comunitário Pequeno Príncipe e ao lado da Galeria de Artes Casa do Rosário / Centro Paulus), em Parelheiros.

PNM BORORÉ – Atrativos e equipamentos: Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago; Parque Naturalizado; Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem; Banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; Administração / estacionamento.
Telefone: (11) 5187-0321. Endereço: estrada das Vieiras, s/nº, Bororé, distrito de Grajaú.

BORBOLETÁRIO DE SÃO PAULO

Além de visitar o jardim onde estão as borboletas, é possível conhecer o laboratório onde as lagartas são manipuladas e cuidadas. Há outras atividades inclusas na entrada, como um labirinto gigante, piscina de lama, passeio de caiaque, oficinas de circo e de foguete, minigolfe e trilhas. O local abre somente em dias específicos conforme a programação e, em julho, ainda tem datas disponíveis nos dias 23, 29 e 30.
Informações: https://polodeecoturismosp.com/places/borboletario-de-sao-paulo-2/

SELVA SP ECOAVENTURA

Para aqueles que gostam de aventura em meio à natureza e em águas de rio limpo, o local oferece atividades de rafting, boia-cross, tirolesa, stand up paddle, trilhas e outras mais. É necessário fazer agendamento e escolher o Day Use no parque de aventura ou atividades específicas com valores cobrados à parte.
Informações: https://polodeecoturismosp.com/places/selva-sp/

CLUBE DO RINCÃO

O clube aquático tem piscinas climatizadas, quadras poliesportivas, campo de futebol, trilha ecológica, parque de diversão e outras atividades para passar um dia com a família. Nos dias 15 e 16 de julho, está programada Festa Juliana no local com ingressos limitados.
Informações: https://polodeecoturismosp.com/places/clube-do-rincao/

RECANTO PARAÍSO

No Recanto Paraíso é possível ter experiências equestres montando em cavalos e jumentos do local. É preciso fazer agendamento e vestir trajes adequados.
Informações: https://polodeecoturismosp.com/places/recanto-paraiso/

RPPN SÍTIO CURUCUTU

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Curucutu possui uma rica fauna, com destaque para as antas, veados e mais de duzentas espécies de aves registradas pela região, que atraem os praticantes de birdwatching. No dia 30 de julho (domingo), haverá uma passarinhada para uma experiência única de observação de aves. O horário da atividade será das 8h às 12h, com vagas limitadas no valor de R$ 60 para adultos e R$ 40 para crianças.

THE ROÇA PARK

Com estrutura para receber os visitantes, no sítio é servido café da manhã ou almoço, são apresentadas as plantações locais, é possível ter contato com animais criados no espaço e praticado turismo ecológico e familiar. Existem trilhas para caminhada e um passeio de trator que encanta a todos.
Informações: https://www.instagram.com/therocapark/

Para seguir as redes sociais do Polo de Ecoturismo, acessar : Instagram @polodeecoturismosp ; Youtube @polodeecoturismosp ; TikTok @polodeecoturismosp ; e Facebook @polodeecoturismosp .

Comente Aqui