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Orientação para recuperar objetos perdidos no transporte coletivo

No dia 15 de março comemora-se o dia de São Longuinho. Por conta disso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informa que 19.782 mil objetos foram perdidos em trens, ônibus, estações e terminais nos dois primeiros meses deste ano. Deste total, só 5.495, cerca de 28%, foram recuperados pelos proprietários.

A cada mês, milhares de itens são encaminhados às centrais de achados e perdidos das empresas ligadas à STM, mas só parte dos objetos consegue encontrar o dono novamente. Objetos pequenos, como cartão bancário, Bilhete Único, chaves e óculos são os mais comuns, mas até bens de valor alto, como celulares, frequentemente são localizados e encaminhados às centrais. Geralmente o próprio dono liga para o número e recupera o telefone.

Há, porém, itens inusitados que já foram encontrados, como por exemplo, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): cadeira de rodas, carrinho de bebê, drone, gaiola, bengala, pia de lavabo, brinquedos eróticos, LP’s (disco de vinil), ventilador, serra elétrica, aro de pneu de bicicleta e dentadura.

Na ViaMobilidade, concessionária da Linha 5 – Lilás do Metrô, foram encontradas garrafas de uísque, carrinho de bebê, aliança, pintura com paisagem, jogo de lentes de contato e luminária. Em outras linhas do Metrô foram deixados vestidos de noiva, muletas, próteses de membros inferiores, bicicletas e instrumentos musicais. E na concessionária Metra da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), até mesmo uma boneca inflável vazia dentro de uma bolsa, já foi esquecida.

Procedimento

Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM, e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5) e na central da concessionária Metra, responsável pelo Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) e pela Extensão Diadema – Brooklin. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo, antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social do Estado de São Paulo.

Na CPTM – Linhas 7 / Rubi, 8 / Diamante, 9 / Esmeralda, 10 / Turquesa, 11 / Coral, 12 / Safira e 13 / Jade – o setor de Achados e Perdidos fica na Estação Palmeiras – Barra Funda, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Contato: 0800 – 055.0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br .

Na ViaMobilidadeLinha 5 / Lilás – o setor de Achados e Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Contato: 0800 – 770.7106.

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