DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

O churrasco em casa se destacou no consumo de carnes em 2022

O ano de 2022 foi de bolso apertado e escolhas mais racionais na hora da alimentação para os brasileiros, mas o consumidor ainda preza pelo sabor e prazer na hora de comer.

Dados da empresa Kantar, insights e consultoria, mostram que as ocasiões de churrasco tiveram uma rápida recuperação no pós-pandemia e devem seguir em crescimento. Outro hábito verificado no relatório é que, para manter o consumo de carnes, o brasileiro vem optando por marcas mais baratas.

As ocasiões de churrasco dentro do lar mais do que dobraram entre 2020 e 2021 e seguiram avançando em 2022. Foram 41 milhões nos últimos 12 meses terminados em junho de 2021 versus 19 milhões no mesmo ano móvel de 2020. No mesmo intervalo de 2022, houve um aumento de mais 5%, indo para 43 milhões, e os números devem manter a tendência de alta.

O relatório da Kantar aponta que em 2022, houve um grande movimento de migração para marcas mais econômicas. Entre as categorias com mais trocas, a de carne bovina lidera, com 39,9%, seguida da carne de aves, com 22,6%, e linguiças, com 14,6%.

As ocasiões de consumo também variaram bastante. Proteínas mais caras sofreram diminuição de ocasiões de 2021 para 2022: -9% carne bovina, -11% aves, -15% peixes e -6% presuntaria. Entre as opções acessíveis que mais apresentaram acréscimo na variação de ocasiões entre um ano e outro estão as suínas, com +30% de variação em ocasiões, hamburgueres (+23%), mortadela (+19%), linguiças (+21%), salsichas (+27%) e empanados (+35%). Na contramão, o consumo de frios de aves, opção com maior preço médio, caiu drasticamente, com -87% menos momentos.

Nesse movimento de reconfiguração de consumo, com inflação de preços e volta à rotina fora de casa, os sanduíches se mostraram aliados ao bolso e paladar do brasileiro, já que representam, em média, 30% do valor gasto com um prato feito.

O pão com margarina é responsável por mais de 80% das ocasiões de sanduíches nas refeições (entre lanches e principais), enquanto a carne entra em apenas 0,1% desses momentos.

A mortadela é a protagonista entre as proteínas na busca por menor custo. Nas refeições principais feitas com sanduíches, está presente em 7% das ocasiões, tanto frias quanto quentes. Já nos momentos de lanche representa 46,4%, um aumento de 70% na comparação de 2022 com o ano anterior.

Os dados apresentados fazem parte do Painel de Uso e Consumo da Kantar (4 mil indivíduos) que representa 58 milhões de brasileiros, em sete Regiões Metropolitanas (Grande Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro) de todas as classes sociais e faixas etárias, e do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11,3 mil lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 59 milhões de lares do Brasil.

Comente Aqui