DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

No Poupatempo, cadastramento biométrico para eleitores

Os eleitores que precisam realizar o cadastramento biométrico e solicitar a primeira ou segunda via do Título de Eleitor, podem procurar o Poupatempo para regularizar a sua situação. De janeiro a julho deste ano, o Poupatempo realizou 241 mil atendimentos eleitorais.

Atualmente o serviço está disponível em 14 postos em todo o estado que contam com o atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), entre eles, o de Santo Amaro. Além dos postos fixos, outras unidades do Poupatempo participam de ações especiais nos 479 municípios do estado onde o cadastramento será obrigatório ainda este ano. O prazo final varia de acordo com cada cidade.

“É importante que os eleitores façam o quanto antes a coleta biométrica eleitoral para que possam exercer o direito ao voto”, afirma Ernesto Mascellani Neto, superintendente da Prodesp. Segundo ele, o processo é rápido e pode ser feito mediante agendamento prévio no Poupatempo e cartórios eleitorais do estado.

No Poupatempo o cidadão pode realizar o agendamento pelos canais oficiais do programa e comparecer na data e horário marcados, com um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e o Título de Eleitor (caso o tenha). Já para ser atendido nos cartórios eleitorais dos postos com ações especiais é preciso agendar horário pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br).

Os canais para agendamento do Poupatempo são: Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br; Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo; Aplicativo no celular: SP Serviços; Totens de autoatendimento; e Atendimento eletrônico: (11) 4135-9700 e (11) 4135-9700.

Comente Aqui