DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

No Dia do Esportista, Secretaria destaca a Ciclovia Rio Pinheiros

Em 19 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Esportista, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) destaca as mais de 10 mil vagas em bicicletários espalhadas pelo sistema metropolitano de transportes e os 36 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas, separadas do trânsito de veículos automotores, como medidas da STM de incentivo à atividade física e ao pedal. Ela ressalta a Ciclovia Rio Pinheiros como um exemplo, e que em janeiro recebeu 80 mil ciclistas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana para adultos. “Quem integra a bicicleta com transporte coletivo, como muitos dos nossos passageiros, aproveita parte do deslocamento pela cidade para se exercitar também”, salienta a Secretaria.

Para ela, a atividade física contribui para a saúde física e mental das pessoas e a disponibilidade de bicicletários em estações e terminais incentiva, principalmente os moradores de cidades da região metropolitana, a usar a bicicleta.

A Ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurada em 2010 pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com 21,5 quilômetros de extensão ao longo da Linha 9 – Esmeralda. A ciclovia é um espaço de mobilidade, lazer e prática esportiva, que funciona diariamente das 5h30 às 18h30.

Em 2020, através de um chamamento público, a CPTM passou a gestão do espaço para a Farah Service, que fez obras para recuperar e pintar o asfalto, colocou nova sinalização, instalou banheiros com chuveiros e pontos de apoio para ciclistas.

Hoje são seis pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso da Ciclovia Rio Pinheiros, na avenida Miguel Yunes, outros em Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos / Jaguaré, conforme informação da CPTM.

Comente Aqui