DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

No CEU Vila Rubi, encontro de integração das novas Mães Guardiãs

As secretarias municipais de Educação (SME) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, estão realizando uma série de encontros de integração do Programa Operação Trabalho (POT) – Mães Guardiãs.

Foram 1,9 mil mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para atuarem nas unidades educacionais em ações de busca ativa e cuidado com as hortas pedagógicas. Os encontros foram divididos por regiões: Centro-Oeste, Norte, Sul e Leste.

Durante o evento, as participantes são recebidas e orientadas sobre o papel que desempenharão na comunidade escolar, oferecendo apoio e cuidado para o desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes. Segundo as secretarias, este evento marca o início de um trabalho coletivo que visa fortalecer a educação, o vínculo com as famílias e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor nas escolas.

O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira, 13 de março, na Galeria Olido e reúne as mães que atuarão na região Central e Oeste. Os demais encontros acontecem no CEU (CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO) VILA RUBI EM 17 DE MARÇO, CEU Freguesia do Ó (18 de março) e CEU Carrão (19 de março).

A programação dos eventos inclui palestras sobre temas do cotidiano das unidades educacionais, como atividades pedagógicas, alimentação escolar, orientação sobre a qualificação profissional nos Centros POT e outros.

“É um trabalho fundamental que fortalece o vínculo entre as unidades, os estudantes e as famílias, além de promover uma Cultura de Paz no ambiente educacional”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, as Mães Guardiãs desempenham papel relevante no meio escolar: “Sabemos que retomar a trajetória profissional nem sempre é fácil, mas é justamente para isso que o Mães Guardiãs foi criado: para oferecer uma nova oportunidade de trabalho e renda, valorizando o seu papel na sociedade e ajudando a transformar realidades”.

As participantes do Mães Guardiãs, que integra o POT (Programa Operação Trabalho), contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.

Comente Aqui