A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove neste fim de semana a 7ª edição do Inclui Sampa nos Bairros em Parelheiros, zona Sul da capital.
A ação tem o objetivo de levar serviços da área da saúde, transporte e assistência social, entre outros, para os munícipes com deficiência. O Inclui Sampa acontecerá no CEU Parelheiros, situado na rua Terezinha do Prado Oliveira, 25, Jardim Novo Parelheiros, no dia 8 de junho, das 9h às 14h.
Conforme a SMPED, ao todo, as edições do Inclui Sampa viabilizaram mais de 13 mil atendimentos, onde cerca de 10 mil pessoas com deficiência tiveram acesso aos serviços da Prefeitura. A SMPED leva a emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (Ciptea); a Paraoficina Móvel; e a captação de currículos de universitários com deficiência para destinar à vagas em aberto na Prefeitura.
Para facilitar a emissão da Ciptea, durante o 7º Inclui Sampa em Parelheiros, será necessário que o solicitante do serviço tenha em mãos a senha do portal 156 ou do gov.br.
O projeto tem a participação das demais secretarias da Prefeitura, e cada uma delas levará serviços básicos para o cidadão paulistano. As pessoas com deficiência da zona Sul terão acesso a multivacinação e o Atendimento à Pessoa com Deficiência, oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde; informações sobre direitos civis e ações para a comunidade LGBT+, oferecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; professores de atendimento Especial Especializado, levados pela Secretaria Municipal de Educação; e emissão de RG com o CID, disponibilizado pelo governo do Estado, parceiro do projeto.
De acordo com a SMPED, todas as edições contaram com uma grande procura de serviços básicos como corte de cabelo, emissão da carteira de identidade e o CADÚnico – oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A Secretaria considera especial essa edição do programa em Parelheiros, pois no último mês, a região completou 197 anos de história.
ALGUNS DOS SERVIÇOS EM PARELHEIROS
SMPED – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (Ciptea); Paraoficina Móvel – manutenção e reparos, de forma gratuita, a cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores; Central de Intermediação em Libras (Cil) – Assistente digital que realiza a comunicação para pessoas com deficiência auditiva e surdos; e Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência.
CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) – orientações sobre serviços públicos municipais e cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade.
Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) – Atendimentos relacionados ao CADÚnico e orientações sobre o Bolsa Família e Renda Mínima.
Seme (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) – “Mexa-se”, programa que conta com diversas opções como, por exemplo, recreação, dança de ritmos e outras.
Setram (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana / SPTrans) – Bilhete Único para pessoas com deficiência, Atende+ (orientação e recebimento de documentação) e impressão do Bilhete Único Comum.
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) – Recepção de documentos e orientação sobre autorização para credencial de idoso, cartão Defis e isenção de rodízio para pessoa com deficiência.
SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo) – Acesso aos informativos sobre a cidade e possíveis locais de interesse de turismo, roteiros temáticos, inclusive, informativos sobre o Turismo de Aventura, inclusivo para pessoas com deficiência.
Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) – Formalização do MEI, orientação sobre Notas Fiscais, consulta CCM, alteração de atividades ou endereço do MEI, emissão de boletos DAS-MEI, cancelamento do CNPJ MEI, parcelamento de débitos do MEI, divulgação e orientação sobre programas como Teia, Cred Sampa, Sampa Cast, COE e Gestão Sampa, entre outros.
IMG (Instituto Mara Gabrilli) – Acolhimento e escuta qualificada para avaliação de demandas da pessoa com deficiência e sua família/cuidador; articulação da rede; orientações diversas sobre as Redes e cuidados em políticas públicas para pessoas com deficiência; orientação Jurídica; divulgação de cartilhas do projeto e outros atendimentos.
Instituto Fios de Ouro – Atendimento por distribuição de senhas limitadas. Cortes feminino e masculino; design de sobrancelha; tranças; esmaltação.


Comente Aqui