DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Na fase vermelha, escolas abertas para os estudantes necessitados

Em 3 de março, o governo do Estado de São Paulo confirmou a continuidade das atividades presenciais nas escolas da rede estadual, mesmo na fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP. A medida, prevista no plano com obediência aos protocolos de segurança sanitária, tem o objetivo de atender aos estudantes em situação de vulnerabilidade, conforme o governo.

A frequência presencial não é obrigatória e o ensino remoto será mantido, com aulas transmitidas diariamente pelo Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado. As redes municipal e particular tem autonomia para fazer o próprio planejamento, respeitando os limites legais e os protocolos do Plano SP.

O governo definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis, os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola e os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia ou não têm os equipamentos necessários para estudar remotamente.

Ainda terão prioridade os estudantes com a saúde mental em risco e aqueles com severa defasagem de aprendizagem ou que fazem parte da educação especial. Da mesma forma, será priorizada a presença dos alunos cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais, como a área da Saúde, acrescenta a nota oficial.

As escolas ficarão abertas para fornecer refeições para todos os estudantes que necessitam, até mesmo para os que entrarem no rodízio e não puderem participar das aulas presencialmente, em um determinado dia, por conta do limite máximo permitido.

Já na educação básica, as aulas presenciais serão ministradas de acordo com a necessidade de cada unidade. Os alunos que optarem pelas aulas remotas, terão de acessar o Centro de Mídias SP, por meio dos aplicativos com dados patrocinados ou pela TV Educação. Serão fornecidos roteiros de estudos impressos para todos os estudantes que precisarem de apoio, segundo o governo estadual.

A previsão para os próximos 14 dias é que 500 mil alunos e 50 mil funcionários frequentem as unidades escolares, que poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Eventos como feiras, palestras, seminários, festas, assembleias, competições e campeonatos esportivos estão proibidos. Já as atividades de educação física, arte e correlatas podem ser realizadas, preferencialmente ao ar livre.

Comente Aqui