DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Moradia popular no terreno do Wilton Paes de Almeida

Em 28 de janeiro, a Prefeitura de São Paulo chegou a um acordo com o governo federal para o recebimento, por meio de doação, do terreno do antigo prédio Wilton Paes de Almeida para a construção de moradias populares. O projeto executivo foi apresentado em reunião, pelo prefeito Bruno Covas ao superintendente de Patrimônio da União, Fernando Bispo.

A Secretaria Municipal de Habitação já estava em tratativas com o governo federal, que chegou a negar a transferência do terreno no início de 2019. Mas após insistência da Prefeitura em mostrar a importância em se construir uma moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade, o acordo foi fechado. A contrapartida exigida pela SPU foi a apresentação do projeto para a área, informou a Prefeitura.

Ao fim da reunião, Bruno Covas assinou um termo de autorização para que o secretário municipal de Habitação, João Farias, finalize os trâmites burocráticos junto à SPU. Com a assinatura, foi oficializada a doação da área para o município, somente restando formalidades legais entre União e Prefeitura.

No local será construído um empreendimento de 14 andares e cerca de 90 unidades habitacionais, respeitando o Plano Diretor e lei de zoneamento do local, que é uma área tombada.

De acordo com a Prefeitura, os valores para a construção do conjunto habitacional ao lado do largo do Paissandú estão sendo calculados. Porém, já existe orçamento destinado para o empreendimento que será viabilizado por meio do novo programa habitacional da cidade de São Paulo, o “Pode Entrar”, projeto desenvolvido no final de 2019 e que contará com mais de R$ 1 bilhão de investimentos dos cofres do município para a construção de aproximadamente 10 mil unidades habitacionais para famílias de baixa renda que não possuem acesso ao crédito imobiliário.

O objetivo do Executivo municipal é que a ordem de serviço (início das obras) seja realizada até o dia 1 de maio, data em que se completam dois anos do desabamento do antigo edifício Wilton Paes de Almeida.

Comente Aqui