DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Grêmio de Porto Alegre vem avaliar garotada no CDC Veleiros

Na tarde de 3 de março, na sede do Clube da Comunidade (CDC) Veleiros, no bairro de mesmo nome, região da Capela do Socorro, foram realizados jogos de avaliação para o Grêmio Porto Alegrense, representado por seu captador de novos jogadores, Erivelton Lima.

Estiveram sendo avaliados garotos do Projeto de Formação Veleiros, da Portuguesa de Vila das Belezas e da Escola Furacão, nas categorias Sub 11, 13 e 14. Segundo o coordenador de Esportes do Projeto Veleiros, Josué Silva, esse tipo de avaliação também é realizada no CDC por outros clubes profissionais convidados, como Palmeiras, Ponte Preta e Atlético, por exemplo.

“O garoto aprovado para ser avaliado no Grêmio, com menos de 14 anos de idade, passa a ser monitorado, ou seja, ele vai para Porto Alegre para ser avaliado por uma semana, volta para São Paulo e depois de seis meses retorna a Porto Alegre para novas avaliações. Assim prossegue até ele completar 14 anos, quando então assina contrato com o clube e lá já pode ficar alojado, com direito à alimentação, estudos e ajuda de custo. Isso, caso ele tenha sido aprovado durante o período de avaliação”, explica Josué.

Atualmente, o projeto coordenado por Josué está com dois garotos – Bernardo e Mateus Marques – sendo avaliados no Internacional de Porto Alegre e outro, o jovem Henrique, no Flamengo. Embora não saiba o número exato, o coordenador tem certeza que bem mais de dez meninos já saíram do Veleiros para clubes profissionais de futebol do Brasil.

Confiantes na aprovação

“Estou há cinco meses treinando lá e me adaptando bem. Tô confiante”, diz Mateus Santos Marques, de 14 anos, meia atacante do Projeto Veleiros e morador de Interlagos, que está sendo avaliado no Internacional.

Ele se apresenta na equipe gaúcha no próximo dia 14, e se continuar bem nos treinos, já poderá assinar contrato e morar no alojamento do clube, por ter completado 14 anos.

Já Bernardo Von Fruhauf Alves, também do Projeto Veleiros, lateral esquerdo e monitorado pelo Internacional desde novembro de 2021, está indo e voltando de Porto Alegre, pois está com 11 anos de idade. Mas assim como Mateus, Bernardo também está confiante e acha que “a chance de ser aprovado no Inter é muito boa”.

Aos interessados em conhecer e/ou participar do Projeto de Formação Veleiros, ligar para 97050-3198, com Josué, ou comparecer diretamente na secretaria do CDC, situado na rua das Paineiras, 500, bairro Jardim dos Lagos / Veleiros, na Capela do Socorro.

Jogadores também no São Bernardo

Antes, no sábado, 26 de fevereiro, os garotos do Projeto Veleiros estiveram em São Bernardo do Campo, onde jogaram contra as equipes Sub 13 e 14 do time do São Bernardo.

No Sub 13, o Veleiros perdeu por 1 a 0, num jogo bem equilibrado, e no Sub 14 empatou com o São Bernardo em 2 a 2. Nessas partidas, que também serviram de avaliação, foram escolhidos oito jogadores do Projeto Veleiros, nas duas categorias, para comporem o time do São Bernardo no Campeonato Paulista e no Interior Camp.

De acordo com o professor Josué, os próximos compromissos do Projeto Veleiros são a Copa Integração, Copa Esperança, Super Copa Veleiros e dia 27 de março, jogo contra a Ferroviária de Araraquara, em Bragança Paulista.

Comente Aqui