DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Evento envolve a comunidade escolar no Almeida Santos

O Colégio Almeida Santos (CAS), instituição privada de ensino fundamental e médio, localizada no bairro Chácara Santana, no extremo Sul paulistano, promoveu no dia 4 de maio, a Feira do Conhecimento 2024 – Consumo Sustentável em sua sede, envolvendo alunos, familiares, professores, coordenadores e visitantes. Perto de 500 pessoas passaram pelo evento.

Segundo os organizadores do projeto, ele reside na necessidade de conscientizar os alunos sobre a importância do consumo sustentável, com base na Agenda 2030.

“Vivemos em um mundo onde as práticas de consumo desenfreadas têm impactos negativos significativos no meio ambiente, como poluição, esgotamento de recursos naturais e alterações climáticas. Assim trouxemos essa temática para promover a conscientização, envolvendo toda a comunidade escolar”, explica Márcia Conceição dos Santos, diretora do CAS.

Sobre o papel social do CAS nessa ação, Márcia informa que é de melhoria da saúde e da qualidade de vida, de preservação da biodiversidade, de proteção ao meio ambiente, ter uma comunidade mais engajada, contribuir para o desenvolvimento das pessoas e, por fim, de salvar o planeta.

Os nove temas que foram abordados nas respectivas turmas durante a Feira do Conhecimento foram os seguintes:

“Arte, Alimentação e Sustentabilidade” nas turmas do Infantil, 1º e 2º ano – Os alunos mostraram como usar a criatividade para transformar materiais recicláveis em arte. Aprenderam sobre a biodiversidade brasileira e descobriram como uma alimentação saudável é importante.

“Água Potável” nas turmas do Infantil, 1º e 2º ano – Neste tema foi promovido o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) ao envolver os alunos em temas interdisciplinares.

“Autoconhecimento e Consumismo” – atividade em que os alunos auxiliaram os visitantes a refletir sobre os efeitos do consumismo excessivo na saúde mental e discutidas estratégias para promover um relacionamento mais saudável e equilibrado com o consumo.

“Tecnologia Verde” com a turma do 5º ano. Exposição mostrou como a tecnologia pode ser usada para promover práticas sustentáveis. Aqui foi abordado o 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 13).

“Alimentação, Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade Emocional” no 6º ano. A turma refletiu sobre questões relacionadas ao consumo e práticas de alimentação sustentável, abordando o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

“Explorando o Consumismo: Publicidade e o Impacto Emocional” – reflexão que abordou o ODS 12, sobre Consumo e Produção Sustentável.

“Produção de Lixo e Sustentabilidade” – Neste tema, a turma do 8º ano apresentou a relação da produção de lixo com a sustentabilidade, destacando os impactos ambientais e sociais do descarte inadequado de resíduos.

“A Globalização no Conceito do Consumo Sustentável” – Na turma do 9º ano, os alunos exploraram como as relações econômicas globais afetam os padrões de consumo em diferentes partes do mundo.

“Durante o evento foi realizada uma pesquisa e 95% das pessoas responderam que não conheciam a Agenda 2030. Assim, consideramos que um dos objetivos foi alcançado, que é o de proporcionar conhecimento e despertar uma mudança de comportamento nas pessoas”, finaliza a diretora do Colégio Almeida Santos.

Comente Aqui