DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Evento em Santo Amaro dá início a projeto de homenagens à mulher

No mês das mulheres, a Subprefeitura Santo Amaro (SPSA), em parceria com o Centro Cultural Santo Amaro (CCSA), promove o projeto “Mulher Bastante Aquém e Muito Além do 8 de março”.

Durante os meses de março e início de abril, o público terá várias mostras sobre a presença da criatividade, da arte, do empreendedorismo e da inovação feminina, que expressam o talento das mulheres nos mais variados campos de atuação.

A abertura oficial da programação aconteceu na manhã de 4 de março, no auditório do CCSA, em Santo Amaro. Sua gestora, Andréa Sousa, recepcionou o vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e sua esposa, Regina, a subprefeita de Santo Amaro, Janaína De Martini, e a diretora Raquel, de Bibliotecas, entre outros.

Logo na entrada do Centro Cultural, no denominado Átrio Professora Adozinda Kulhmann, os participantes do evento encontraram uma das exposições do projeto, a “Mulheres Bibliotecas”, em que puderam conhecer um pouco da historia e das curiosidades sobre as mulheres que dão nome a dez bibliotecas da cidade de São Paulo, por meio de objetos, fotos e documentários.

Andréa abriu a cerimônia, lembrando a morte das cerca de 130 operárias em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, em razão de um incêndio proposital, fato que teria originado o 8 de Março, Dia da Mulher. Depois, a gestora fez uma apresentação do “Mulher Bastante Aquém e Muito Além do 8 de Março”, cuja programação foi entregue aos presentes por Roseli Ugolini, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) / Sul.

Em seguida, a subprefeita Janaína falou de sua iniciativa, inédita em termos de administração pública regional, de nomear mulheres para os principais cargos da Subprefeitura Santo Amaro. Destacou também a 1ª Feira das Mulheres Artesãs em Santo Amaro, realizada periodicamente na praça Salim Farah Maluf, composta por cerca de 35 mulheres do Centro de Cidadania da Mulher (CCM), com total apoio da SPSA. A ação tem proporcionado geração de renda para essas mulheres e colhido elogios, sendo considerada um exemplo para as demais subprefeituras que possuem um CCM em seu território.

“Estou aqui há 3 anos e durante todo esse tempo o atual vice-prefeito apoiou e foi parceiro de Santo Amaro, e também parceiro das causas da mulher”, concluiu Janaína, agradecendo a Ricardo Nunes. Este lembrou que dos vinte CCM’s da cidade, três estão nesta região – Santo Amaro, Grajaú e Parelheiros – e citou suas ações sociais e preocupação em melhorar a situação da mulher.

“Não poderia deixar de passar aqui para dar o meu abraço a vocês nesta data especial e, mais do que isso, para agradecer o apoio que tenho recebido de vocês”, discursou o vice-prefeito, que recebeu brindes e lembranças. Também falaram a diretora Raquel e a presidente Lúcia Brugnera, do Instituto Hera Artemisul.

Ao “Notícias”, Andréa informou que, por conta da pandemia, a exposição “Centros de Cidadanias de Mulheres: Arte à Mostra”, que ocorreria no Salão Mário Luiz Thompson, no CCSA, foi adiada para maio, escolhido por ser o mês das mães.

De modo virtual, também em razão da fase vermelha da pandemia decretada na cidade, estas são algumas das atrações do projeto:

Ofisa Mulher, 08/03, às 21h – apresentação da orquestra de câmara formada por musicistas da Ofisa, regidas por Silvia Luizada, no www.facebook.com/teatropauloeiro/ .

“Qual o lugar do feminino no feminismo?”, 11/03, às 19h30 – no www.youtube.com/user/SESCSantoAmaro .

Almarotadas, 20/03, às 19h – inspirada no conto “O Cesto” de Mia Couto, no www.facebook.com/ccmsantoamaro .

Show de Cantos de Trabalhos Femininos, 26/03, às 19h – cantigas interpretadas por Renata Mattar e Talita Del Collado, no www.facebook.com/ccmsantoamaro .

E ainda arrecadação de bolsas e utensílios femininos para moradoras de rua, até 31 de março, e live “Trajetória da Mulher”, com a presidente Zaira Amaral. Realização da Fraternidade Aca Laurência.

Já o Instituto Hera Artemisul promoverá durante o mês de março, transmissão de vídeos institucionais e vídeos de depoimentos das voluntárias e parceiros da instituição. No www.facebook.com/artemis.interlagos e insta @heraartemisul .

Comente Aqui