DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Entregue segunda fase da iluminação inteligente na ciclovia do rio Pinheiros

No dia 31 de julho, o governador João Doria, junto à Enel Distribuição São Paulo e Enel X, entregou a segunda fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Foram adicionados 260 pontos de iluminação inteligente no trecho entre a ponte do Jaguaré e a ponte Cidade Jardim, aqui na zona Sul da capital paulista, totalizando 6,5 quilômetros de extensão nesta segunda etapa.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do país por meio de tecnologias inovadoras.
“Nós tínhamos aqui três quilômetros, agora já temos dez de iluminação, wi-fi e câmeras de segurança e vamos chegar a 21 quilômetros, que é a extensão plena deste parque com a iluminação led. Nós já temos um total de 110 mil ciclistas por mês, número esse que vem se expandido, além de 68 mil na outra margem, são praticamente 180 mil ciclistas por mês”, declarou o governador.
A nova entrega se junta aos 130 pontos de iluminação instalados em um trecho de cerca de 3,2 km na primeira etapa do projeto, concluída no início de maio deste ano. Atualmente o trajeto possui 390 pontos de iluminação LED, ao longo de dez quilômetros de extensão, com a tecnologia de Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota.

Tecnologia de última geração
A Enel X informa que estuda implantar ainda uma série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local, como wi-fi público, sensores e câmeras. A implantação do sistema de iluminação pública, além de trazer mais segurança aos ciclistas que frequentam o local, possibilitará a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno.
Com 21,5 km de extensão numa área pertencente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ao longo da Linha 9 – Esmeralda e às margens do rio Pinheiros, a ciclovia tem atraído cerca de 80 mil ciclistas por mês. O governo do Estado transferiu a gestão da área para a iniciativa privada em março de 2020. A Farah Service assumiu os trabalhos de recuperação e obteve o direito de explorar a ciclovia.

Segundo a empresa, foi feito recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem. Os ciclistas receberam pontos de apoio com banheiro e bebedouro, além de novos cafés, vending machines e chuveiros distribuídos ao longo do percurso. O governo estadual deve entregar toda a iluminação da via ainda neste ano.
Reinaugurado oficialmente em dezembro de 2020, o espaço ganhou o nome de Ciclovia Novo Rio Pinheiros e está aberta diariamente entre 5h30 e 18h30 e pode ser acessada pelos usuários por seis pontos diferentes, localizados na rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, passarela da Emae, junto à Estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, passarela Parque do Povo e ponte Cidade Universitária.

Comente Aqui