DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Empresas de transporte entregam espaços de acolhimento para a mulher

As empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) entregaram novos espaços de acolhimento no Dia Internacional da Mulher (08/03). Nas salas, as passageiras da CPTM, Metrô e EMTU recebem atendimento individualizado quando vítimas de violência ou assédio no transporte público.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi inaugurada a 42ª sala do Espaço Acolher, que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia. No local, o suporte é dado longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação.

Todas as sete linhas da CPTM possuem o serviço, com um diferencial: se a vítima sofrer a agressão em um local que não possua a sala, ela precisará se locomover por apenas uma estação, em qualquer sentido, para encontrar o suporte. A nova sala do Espaço Acolher fica na Estação Vila Olímpia, da Linha 9 – Esmeralda.

 

O primeiro Espaço Por Elas será lançado no dia 15 de março, no Terminal São Mateus, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O local tem objetivo de acolher e orientar mulheres em situação de violência. O atendimento será realizado sempre às segundas-feiras pela manhã, das 9h às 12h, na plataforma D.

Já o Metrô, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, abre mais uma unidade física para acolhimento de vítimas de violência doméstica com o início das atividades do Posto Avançado de Apoio à Mulher na estação Luz (Linha 1 – Azul), que funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados.

Mulheres vítimas de violência, seja psicológica, física, moral ou que tenham sofrido qualquer outro tipo de agressão ou assédio, poderão ser atendidas por uma equipe especializada composta por assistentes sociais e psicólogas. O posto também realizará encaminhamentos para redes de enfrentamento à violência contra a mulher.

A ação também integra a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, na qual as vítimas de qualquer agressão ou assédio podem ir a qualquer uma das 62 estações das linhas 1, 2, 3 e 15 e mostrar discretamente a um funcionário um “X” desenhado na mão, como forma de denúncia discreta.

Comente Aqui