DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Emae realiza limpeza no rio Pinheiros para combater os pernilongos

Desde a manhã da segunda-feira, 14 de setembro, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) vem executando ações complementares à Secretaria Municipal de Saúde ao longo do rio Pinheiros, em combate ao pernilongo (Culex quinquefaciatus).

Com o apoio de duas picapes e três barcos, cerca de vinte agentes estão aplicando larvicida biológico e removendo vegetação em diversos trechos das margens do rio, incluindo as regiões da Usina São Paulo e do canal Guarapiranga.

Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, a Emae informa que vem fazendo o desassoreamento (aprofundamento), a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Somente com desassoreamento, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos, o equivalente a capacidade de mais de 15 mil caminhões basculantes.

Sobre o lixo flutuante, a empresa diz que já foram removidas mais de 12 mil toneladas de resíduos. Os contratos para coleta e tratamento de esgoto estão em andamento e já retiraram 6,7% da carga orgânica dos córregos da bacia, o que corresponde a quase 36 mil imóveis.

As ações relacionadas ao controle, monitoramento de focos e combate à proliferação de pernilongos são realizadas pela Prefeitura de São Paulo em toda a extensão do rio Pinheiros, juntamente com as ações de remoção de vegetação aquática, roçagem de vegetação marginal e retirada de lixo que são executadas pela Emae.

A empresa destaca que as altas temperaturas atípicas nesta época do ano, bem como a ausência de chuva em período de estiagem, facilitam a propagação do mosquito. A Emae lembra que é fundamental o apoio da população, não jogando lixo em córregos, bueiros e valetas.

Comente Aqui