No dia 10 de setembro, a Prefeitura de São Paulo entregou as novas instalações da Unidade Jardim Prudência – Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que agora oferece um espaço revitalizado para atendimentos especializados. A inauguração aconteceu durante o evento Prefeitura Presente em Cidade Ademar.
“Todos os equipamentos da unidade são de última geração e contam com profissionais qualificados. As pessoas que passarem por aqui poderão ter um diagnóstico ou uma cirurgia realizada com qualidade”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
“Esse Cies vai oferecer 17 mil atendimentos por mês, entre cirurgias, exames de imagem e consultas”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. Serão realizados exames de ultrassonografia convencional e Doppler; cirurgias e terapia de catarata, pterígio (tecido fibromuscular que cresce sobre a parte branca do olho) e tratamento esclerosante não-estético; consultas (pós-cirúrgica e terapia) em oftalmologia e angiologia.
Segundo a Prefeitura, essa é uma nova instalação para a unidade que antes atendia na avenida padre José Maria, 555, e tinha 700 metros quadrados. A nova tem 936 metros quadrados e está localizada na avenida vereador João de Luca, 1.598. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e, aos sábados, das 7h às 11h.
A estrutura conta com consultórios, salas de exames, salas de pós procedimentos, centros cirúrgicos e salas de cirurgia, entre outros espaços. Foram investidos, para as novas instalações, cerca de R$ 6 milhões, informou a Prefeitura.
Atualmente, a cidade conta com onze unidades do Cies. Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio pelo Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (Siga), a partir de encaminhamentos feitos por outros equipamentos da rede municipal de saúde.
A REDE ASSISTENCIAL
O secretário Zamarco também esteve nas obras da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Joaniza, as obras da futura UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Cidade Ademar e a UBS Vila Constância.
De acordo com a SMS, a região conta, ao todo, com 22 UBS’s, sendo quatro tradicionais, Vila Joaniza – João Yunes, Jardim Umuarama, Parque Doroteia e Vila Constância – Vicente Octávio Guida; e 15 UBS’s da Estratégia Saúde da Família (ESF) distribuídas em diversos bairros.
A região também dispõe de três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA’s) / UBS’s, Vila Império, Vila Missionária e Jardim Miriam; e uma AMA de Especialidades na Vila Constância, além de duas UPA’s 24 horas.
A região ainda conta com serviços especializados, como o Centro Especializado de Odontologia CEO II Humberto Nastari, o Centro de Reabilitação CER III Cidade Ademar, o Centro de Dor CER III, um Hospital Dia e um Polo de Curativos. A atenção à saúde mental é atendida por seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cinco Serviços de Residência Terapêutica e um Centro de Convivência.
Cidade Ademar também oferece atenção domiciliar por meio de dois Serviços de Atenção Domiciliar (Sad), programas de acompanhamento para idosos em cinco unidades e uma equipe do Programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD), vinculada ao CER III.
Comente Aqui