DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Em 2019, preço do aluguel residencial subiu 4,10%

A Pesquisa de Valores de Locação Residencial do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) registrou alta de 4,10% no acumulado do ano (janeiro a dezembro de 2019). Apesar da alta nos 12 meses, o preço dos aluguéis ficou abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que registrou variação de 7,30% neste mesmo período. Ainda segundo o Secovi-SP, em dezembro, o aluguel apresentou variação de 0,20%.

Na análise por número de dormitórios, os imóveis de três quartos apresentaram alta de 0,55% em dezembro, seguidos pelas unidades de um dormitório com aumento nos aluguéis de 0,25%. Já os imóveis de dois quartos ficaram estáveis no  mês de dezembro.

Para Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, a recuperação do mercado de locação residencial em 2019 reflete a volta da confiança do investidor na macroeconomia. “O mercado está confiante na retomada da economia e tem reajustado, ainda que abaixo dos índices de inflação, o preço do aluguel, objetivando uma recuperação. A prática é legítima, porque grande parte dos donos de imóveis para locação são pequenos investidores, que complementam a renda familiar ou a aposentadoria”, analisa Sartori.

Comente Aqui