DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Dia 3, no CEU Cidade Dutra, Plenária Popular por universidade pública na região

O Movimento Universidade Pública Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra está convidando a população para a Plenária Popular que será realizada no CEU (Centro Educacional Unificado) Cidade Dutra, no domingo, dia 3 de novembro, às 11h.

O objetivo principal é discutir e fortalecer a mobilização para a instalação de um Instituto Federal na região Sul, trazendo oportunidades de educação técnica e superior para jovens e adultos.

O QUE SÃO OS INSTITUTOS FEDERAIS?

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) são escolas federais públicas que oferecem gratuitamente educação profissional e tecnológica, em todos os níveis e modalidades, inclusive cursos universitários de graduação e pós-graduação.

Os Institutos Federais foram criados em 2008. Atualmente o Brasil tem 682 unidades dos IF’s. Em 12 de março último, o presidente Lula anunciou a criação de mais cem Institutos Federais, doze deles no estado de São Paulo, sendo dois na capital: Jardim Ângela e Cidade Tiradentes.

O MOVIMENTO

O Movimento Universidade Pública no Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra é formado por professores, estudantes, micro e pequenos empresários, artistas populares, cidadãos e cidadãs que resolveram se engajar na luta pela melhoria da região, por meio da implantação de um Instituto Federal e de um campus da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

A mobilização começou em meados de 2023, a partir de um abaixo assinado eletrônico divulgado nas redes sociais que reivindicava instalação de um campus do Instituto Federal de São Paulo na região. Os comentários em aprovação à iniciativa animaram a convocação de uma reunião presencial que foi realizada em 24 de setembro de 2023, na Escola Estadual Carlos Ayres, no Grajaú, que também é a sede do Cursinho Emancipa. Com os debates ocorridos nesse encontro o projeto foi tomando forma.

De lá para cá, muitas reuniões foram envolvendo inúmeros coletivos, apoiadores e entidades parceiras, e o movimento foi se firmando e conversando com autoridades diversas do governo federal, como a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o reitor do Instituto Federal de São Paulo, vereadores, deputado estaduais e federais.

De acordo com o movimento, a Plenária Popular do dia 3 de novembro será um momento de ouvir a comunidade por meio de lideranças, representantes de movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil que atuam na região. O evento contará também com a participação e apresentação de artistas locais, como poetas, escritores e músicos.

A etapa seguinte será de compilar o resultado da plenária, incorporando-o ao projeto e seguir na batalha pelo Instituto Federal.

A Plenária Popular do Movimento Universidade Pública Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra acontecerá no CEU Cidade DutraTeatro Renato Russo, localizado na avenida Interlagos, 7350, em Cidade Dutra, na Capela do Socorro.

Comente Aqui