O tradicional desfile cívico-militar realizado para celebrar a Independência do Brasil acontece no sábado, 7 de setembro, no Sambódromo do Anhembi. Cerca de seis mil pessoas, entre civis e integrantes das forças de segurança e de outras entidades, participam do desfile que marca os 202 anos de Independência.
O espetáculo contará com desfile a pé, motorizado e a cavalo, e será antecedido pela revista às tropas, com presença de autoridades, na avenida Olavo Fontoura. A primeira parte será o desfile cívico, com apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino, associações de veteranos e escolas militares.
A segunda parte do desfile é com a parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, entre outros. O festejo é gratuito.
Neste ano, 3.533 militares, além 860 alunos da rede pública, 1.550 pessoas de associações civis e 682 de associações de veteranos – totalizando 2.232 pessoas – participarão do desfile, além de 166 viaturas e um grupamento hipomóvel composto por 90 policiais militares montados a cavalo. Com isso, o total de desfilantes chega a 6.715 pessoas.
O festejo é realizado pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a São Paulo Turismo e apoio do governo do Estado, Marinha, Exército, Força Aérea, forças de segurança estadual, municipal e entidades civis.
Eis a programação: 8h – Hasteamento das bandeiras; 8h30 – Revista da tropa pela maior autoridade; 8h55 – Canto do Hino da Independência; 9h – Início do desfile; 9h – Desfile cívico – Grupamento Escolas Públicas; 9h30 – Grupamento de Associações (Legião da Boa Vontade, União dos Escoteiros do Brasil, Loja Maçônica do estado de São Paulo, Clube de Aventureiros e Desbravadores, Banda Racional Universo em Desencanto e Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul);
Em seguida, às 9h50 – Grupamento de Associações de Veteranos (FEB SP, Soami, Veteranos 32, Veteranos 2º BG, Adesg, Veteranos FAB; Abore, Veteranos EB, ABFIPaz ONU, Banda Vet PM, Soape e APM Port Nec Esp); 10h35 – Abertura do Desfile Militar (Estado-Maior Conjunto, Bandeira Nacional e Bandeiras Históricas); 10h40 – Início desfile tropas a pé; 10h40 – Sub Grupamento Marinha do Brasil; 10h50 – Sub Grupamento Exército Brasileiro; 11h10 – Sub Grupamento Força Aérea Brasileira; 11h20 – Sub Grupamento PMESP; 11h25 – Sub Grupamento Guarda Civil Metropolitana; 11h30 – Início desfile motorizado; 11h50 – Motoclubes; 12h – Início desfile hipomóvel; 12h05 – Encerramento do Desfile Cívico Militar.
Os portões de entrada do público ao Sambódromo serão os de número 14 e 16 pelo lado da Marginal Tietê, e 21 e 28 da avenida Olavo Fontoura. Serão abertos a partir das 7h e darão acesso, gratuitamente, a todos os setores de arquibancadas, de A à J (com exceção do I).
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará operação especial para trânsito e acesso na região do Sambódromo do Anhembi. As seguintes vias do entorno estarão bloqueadas das 6h às 14h, no dia 7 de setembro: Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, Santana>Casa Verde e Casa Verde>Santana; Marginal Tietê, pista local sentido Ayrton Senna>Castelo Branco, entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde.
Aos que forem de carro particular, haverá estacionamento disponível na área da concentração, com acesso pela rua prof. Milton Rodrigues, pelo valor de R$ 70,00.
Comente Aqui