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Cuidado com o golpe da troca de cartão, alerta o Procon-SP

Em tempos de pandemia, criminosos aproveitam a vulnerabilidade das pessoas e aplicam golpe da troca do cartão do banco para fazer saques e transações indevidas. O Procon-SP (@proconsp) dá as principais orientações para o consumidor evitar esta situação.

O golpe consiste em o criminoso abordar o consumidor quando ele sai da agência bancária. Como se fosse um funcionário do banco – com roupa e crachá de identificação – o criminoso alega que, devido a um erro na transação, precisa verificar o seu cartão. Após a entrega, o indivíduo troca o cartão sem que o consumidor perceba e o devolve. Saques e transferências indevidas são então realizadas.

Como evitar o golpe

Conforme orientação do Procon-SP, o consumidor deve se lembrar que a senha não deve ser passada a terceiros em nenhuma ocasião; que deve ficar sempre atento ao cartão e conferi-lo na devolução.

Ao usar o cartão, deve também observar se a senha está sendo digitada na tela certa e lembrar que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados.

“Nesse período de pandemia, os golpes aplicados se multiplicaram, principalmente no sistema bancário. Não entregue sua senha para ninguém, nem por telefone, nem pessoalmente. E se você for vítima, procure o @proconsp, que irá verificar a responsabilidade da agência bancária e informar a Polícia Civil”, destaca Fernando Capez, secretário estadual de Defesa do Consumidor.

Com o objetivo de prevenir o consumidor contra alguns golpes aplicados durante a pandemia, o @proconsp está lançando uma série com vídeos de alerta e orientação.

Fonte: Procon-SPAssessoria de Comunicação

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